Atenta aos desafios dos últimos anos no cenário hídrico brasileiro e ao impacto das mudanças climáticas sobre suas operações e o meio ambiente, a Toyota do Brasil economizou em seu último ano fiscal 2014-2015, que vai de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015, 57 milhões de litros de água. O volume seria suficiente para abastecer mais de cinco milhões de pessoas, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Os dados são destaque do Relatório de Sustentabilidade da Toyota do Brasil 2015, documento que apresenta os resultados, metas e melhorias da gestão socioambiental e econômica assumidos pela empresa em todos os níveis de gestão do seu negócio. A redução do consumo de água só foi possível por conta do investimento da montadora na diminuição do consumo de água por veículo produzido, que neste ano fiscal alcançou 1,98 m3/veículo, redução de 11,2% em relação ao ano de 2012. Outro indicador prioritário da companhia é o descarte total de efluentes, que foi de 212.052 m³. A água usada nos processos fabris só é devolvida à rede pública, após tratamento físico-químico adequado nas estações de tratamento de efluentes (ETEs). Além de investir em veículos com maior eficiência e consequentemente menor fator de emissão, a Toyota está comprometida mundialmente com o uso responsável de recursos energéticos, da produção à logística. Para isso, investe no controle da pegada de carbono em todos os estágios do ciclo de vida do automóvel. Na produção, as emissões por unidade fabricada têm apresentado histórico de redução nos últimos anos, paralelamente ao aumento da produção – com a planta de Sorocaba e a expansão do negócio. No ano fiscal 2014-2015 o indicador foi de 87,64 kg de CO2 por veículo produzido – uma redução de 19,1% em relação a 2012. Apenas em produção de veículo a reduç&atil de;o foi de 282 toneladas CO2. O volume corresponde à emissão de 80 carros compactos que circulam até 10.000 quilômetros por ano. Em operações logísticas, a montadora japonesa também reduziu a emissão de CO2 em três mil toneladas. Para isso, foram adotadas melhorias em eficiência de volume, rotas e controle de distâncias percorridas com rodovias alternativas por meio de uma série de medidas para reduzir a pegada de carbono no ciclo de vida dos produtos. Entre elas estão a adoção de modais alternativos de distribuição, projetos de logística internacional e a instalação de fornecedores perto das fábricas. Uma dessas melhorias é o recém-inaugurado centro de distribuição da Toyota, localizado próximo à área portuária de Suape, na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana de Recife (PE). A nova unidade contribuirá com a redução de 24% nas emissões de CO2 na atmosfera (redução de aproximadamente 1.600 toneladas de CO2 anuais). Este volume corresponde à quantidade de CO2 que uma floresta com 160 mil árvores, área equivalente a 2.000 campos de futebol, absorveria por ano. (Envolverde)
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