A terceira edição do concurso Escola de Leitores do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, que mobiliza comunidades escolares para aprimorar projetos voltados à formação de leitores de literatura, promoveu, entre 26 de abril e 3 de maio, intercâmbio de experiências para professores de 19 escolas públicas de São Paulo, Rio de Janeiro e Natal. A iniciativa faz parte da premiação das instituições de ensino que venceram o concurso Escola de Leitores, realizado em 2014. A viagem, promovida pelo Instituto C&A, com curadoria da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e da Editora Babel, começou pela cidade de Medellín, região pioneira na implementação de uma rede de bibliotecas públicas e comunitárias na Colômbia. A comitiva, formada por 14 professores de São Paulo, 14 do Rio de Janeiro e dez de Natal, além de representantes das respectivas Secretarias Municipais de Educação e das instituições formadoras, conheceu a rede de nove bibliotecas-parque da região. De acordo com o coordenador do programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, Volnei Canônica, promover a leitura literária significa criar espaços e ambientações que estimulem a interação do leitor com os diversos gêneros literários e seus suportes de leitura. “Incentivar a leitura passa pelo desenvolvimento da cultura leitora em toda a sociedade, ou seja, nas diversas comunidades que a compõem. A leitura é uma prática social que se fortalece em rede”, explicou. Na segunda etapa do intercâmbio Brasil-Colômbia, os professores viajaram para a capital colombiana, Bogotá, primeira metrópole latino-americana a receber da Unesco, em 2007, o título de Capital Mundial do Livro. Além disso, os professores conheceram, na prática, o funcionamento de uma biblioteca escolar, localizada dentro de uma das maiores instituições de ensino da Colômbia, a Escola Marco Fidel Suárez. Os docentes participaram ainda da Feira Internacional do Livro de Bogotá (Filbo), que este ano homenageou o autor colombiano Gabriel Garcia Márquez. (Envolverde)
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