Arquivo

Unicef declara 2014 um ano devastador para menores em zonas de conflito

Foto: http://www.unric.org/pt
Foto: http://www.unric.org/pt

Nova York, Estados Unidos, 10/12/2014 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) declarou que 2014 foi um ano devastador para milhões de crianças em situações de conflito. Também afirmou que na história recente nunca houve tantos menores submetidos a uma brutalidade inqualificável.

Há cerca de 15 milhões de meninas e meninos presos em conflitos violentos na República Centro-Africana, Iraque, Sudão do Sul, Síria, Ucrânia e nos territórios palestinos, incluídos os que são refugiados em seus países ou em outros.

“Morreram crianças em sala de aula e na cama enquanto dormiam, outras ficaram órfãs, foram sequestradas, torturadas, recrutadas, violadas e até vendidas como escravas”, destacou Anthony Lake, diretor-executivo do Unicef, em um comunicado de imprensa.

Cerca de 230 milhões de menores de idade vivem em países e zonas afetadas por conflitos armados. “Crises prolongadas em países como Afeganistão, República Democrática do Congo, Nigéria, Paquistão, Somália, Sudão e Iêmen continuam cobrando futuros e jovens vidas”, ressaltou Lake.

O Unicef também disse que este ano apresentou ameaças significativas à saúde e ao bem-estar infantil, especialmente o foco do vírus ebola na África, que deixou milhares de crianças órfãs e cerca de cinco milhões não escolarizadas. Envolverde/IPS