Unilever cresce em ritimo acelerado e avança em suas metas de sustentabilidade no País

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O progresso da companhia, que cresceu duplo dígito em 2013, é apresentado hoje durante evento para funcionários, consumidores, parceiros e investidores.

São Paulo, 16 de maio de 2014 – Presente há 85 anos no Brasil, a Unilever, maior empresa de bens de consumo do País e uma das maiores do mundo, anuncia hoje que continua forte e acelerando seu crescimento. Em 2013, a operação brasileira faturou R$ 15,3 bilhões – um crescimento de 12,5% sobre 2012, período em que teve faturamento de R$ 13,6 bilhões.

“No ano passado, a Unilever cresceu dois dígitos e este crescimento tem se repetido nos últimos anos. Somos a segunda maior operação da companhia no mundo, atrás apenas da operação dos EUA. O crescimento no Brasil é praticamente três vezes maior do que a expansão da companhia globalmente”, afirma o presidente da companhia, Fernando Fernandez.

Em 2014, a Unilever vai investir R$ 1 bilhão em sua estrutura no Brasil, incluindo os investimentos para seu 10ª complexo fabril. A planta de Aguaí, que tem inauguração prevista para 2015, teve suas obras adiantadas e as operações já se iniciam este ano, em Outubro. Cerca de 600 novos postos de trabalho serão gerados até 2020, entre empregos diretos e indiretos.

Referência em inovação, a empresa também tem crescido estrategicamente em todos os canais e todas as regiões. O investimento de R$ 2 bilhões em marketing, previsto para 2014, vai fazer com que a companhia renove 70% do seu portfólio e entre em duas novas categorias – a de tira manchas, com OMO Tira Manchas, e o segmento premium, com o lançamento de quatro linhas de produtos para as marcas Dove, Dove Men+Care e Axe. 

Sustentabilidade direciona o crescimento

A Unilever tem um modelo de negócios centrado em sustentabilidade, o que garante competitividade e diferenciação. Por isso, em 2010, a companhia lançou seu Plano de Sustentabilidade (www.unilever.com.br/sustentabilidade) e uma meta global ambiciosa: dobrar de tamanho até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.

Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, este Plano de Sustentabilidade estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:

  •  ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;
  • reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;
  • e melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.

 

“Acreditamos que a sustentabilidade está incorporada ao nosso negócio. Nossas metas, mais do que econômicas, são guiadas pelo princípio de que precisamos trabalhar para criar um mundo melhor todos os dias, e isso se dá não só reduzindo o impacto ambiental, mas também ajudando as pessoas a terem melhores condições de trabalho, saúde e a se sentirem bem”, explica Fernandez.

A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2013. Lançado hoje, é o 11º relatório da companhia, novamente baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). O documento alcançou o nível A+ de aplicação. O relatório é um importante mecanismo para que a empresa preste contas em relação aos avanços do Plano de Sustentabilidade, que direciona as ações socioambientais ao redor do mundo.

 

Veja abaixo os destaques da Unilever em Sustentabilidade em 2013: 

Melhorando a Saúde e o Bem-Estar 

  • Saúde e Higiene:

o   As marcas Lifebuoy e Pureit seguiram com suas missões sociais, trabalhando para melhorar as condições de higiene e acesso à àgua tratada e limpa no Brasil. Foram 294 mil crianças atingidas com as ações educativas de Lifebuoy, voltadas para o incentivo de lavar as mãos, e 134 mil pessoas tiveram acesso à água tratada com Pureit.

o   A marca Vim firmou a parceria Vim para Unicef, em prol do saneamento básico. Mais de 450 mil jovens do semiárido serão beneficiados.

  • Nutrição

o   Cerca de 70% do portifólio da companhia está adequado aos padrões do NEP – Programa de Aprimoramento Nutricional. Assim, foram reduzidos os níveis de sódio, açúcar e gorduras (saturada e trans).

o   1 milhão de pessoas foram alcançadas diretamente pelo movimento Ame o Coração, patrocinado pela marca Becel.  

 

Reduzindo o Impacto Ambiental 

  • Água e Energia:

o   A companhia reduziu em 6% o consumo de água em suas fábricas.

o   44.179 GJ (Giga Jaules) é o total de energia economizada nas fábricas – equivalente a 6 mil residências brasileiras.

  • Resíduos:

o   100% das fábricas são agora aterro zero. Este resultado foi atingido no Brasil dois anos antes da meta global estipulada para o Brasil (2015).

o   10,9 mil toneladas foi o volume coletado nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever durante o ano. Isso equivale a 17% de todo o material do ano anterior pelos programas de coleta seletiva do Governo na cidade de São Paulo.

  • Emissões:

o   Houve uma redução de 12,5% nas emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa.

o   3.616 toneladas de CO2 é o volume de emissões evitadas pelos projetos de eficiência logística, próprios ou executados em parceria com clientes, o que equivale a 60 caminhões que deixaram de rodar.

o   A empresa diminuiu em 8% a pegada de carbono na distribuição de produtos e matérias-primas, superando a meta para o ano (5%).

o   Com a política de trabalho agile, flexível, mais conhecida como home office – programa que tem 61% de adesão entre os funcionários elegíveis no principal escritório (SP) – a Unilever reduziu 150 toneladas de emissões de gases de efeito estufa no ano.

 

Melhorando as Condições de Vida e Trabalho: 

  • Compras locais:

o   A companhia tem como objetivo estimular o desenvolvimento de fornecedores brasileiros. Atualmente possui 89% de conteúdo local em seus itens produtivos. 

  • Matéria-prima sustentável:

o   Dois dos produtores de soja da Unilever no Brasil foram certificados pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) – os primeiros no segmento de soja não transgênica no País.

o   Também foram certificados os fornecedores de frutas e de milho no  Código de Agricultura Sustentável (SAC).

  • Gestão de pessoas e comunidades:

o   R$ 22,7 milhões é o valor total que a Unilever investiu em projetos sociais em 2013, impactando 2,3 milhões de pessoas.

o   228% foi o aumento de mulheres contratadas na área de vendas, nos últimos quatro anos, como parte do programa de diversidade. Atualmente, 49% dos cargos de liderança da companhia são ocupados por mulheres.

 

Engajamento do consumidor

Apesar do progresso diante de seu Plano de Sustentabilidade e da certeza de que está no caminho certo, a Unilever entende que é necessário engajar o consumidor e incentivar sua mudança de comportamento e de hábito de consumo. Isso ocorre porque parte da redução do impacto ambiental com o qual a companhia se compromete depende das escolhas do consumidor – como o uso de produtos concentrados, a diminuição de resíduos e a prática da reciclagem.

Por isso, a companhia lançou, no ano passado, o Project Sunlight (www.projectsunlight.com.br), uma iniciativa de longo prazo que tem por objetivo motivar milhões de pessoas a viverem de maneira mais sustentável, garantindo um futuro melhor.

Este ano, a Unilever dá um segundo passo ao lançar o Desafio Sunlight (Sunlight Living Challenge), um novo programa que está desafiando famílias brasileiras a mudarem hábitos dentro de casa e a colaborar com um futuro melhor para as próximas gerações.

O Desafio Sunlight tem início hoje com a divulgação do filme “O olhar das crianças sobre as coisas” (www.youtube.com/projectsunlightBR), que mostra que os pequenos têm esperanças, sonhos e planos para um mundo melhor, o que por sua vez motivará as famílias a viver em prol de um futuro mais promissor. A Unilever, assim como as crianças, acredita que agir é o único caminho para as mudanças.

A partir de 26 de maio, pais e crianças de 12 famílias de todo o Brasil serão incentivados a fazer uma série de atividades divertidas e criativas, porém, focadas em temas de sustentabilidade como higiene, coleta de resíduos e reciclagem.

Além das famílias convidadas, o projeto contará com a participação de duas famílias embaixadoras:

  • O técnico do time Unilever Vôlei, Bernardo Rezende – o Bernardinho, ao lado de sua mulher, Fernanda Venturini, e suas filhas Júlia e Vitória.
  •  Mariana Belém, do blog Mamãe de Primeira Viagem, junto com sua filha Laura e seu marido, Cristiano Saab.

 

Pais e filhos compartilharão toda a sua experiência sustentável por meio de vídeos diários, histórias e fotos nas redes sociais e no portal www.projectsunlight.com.br

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Sobre a Unilever

Presente no Brasil há 85 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever lança cerca de 75 novos produtos e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

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