NOVA YORK, 28 de setembro de 2018 (WAM) – Dr. Thani bin Ahmed Al-Zeyoudi, Ministro das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos confirmou ontem que os Emirados Árabes Unidos estão fazendo concessões no valor de US $ 34,5 milhões para financiar projetos de energia renovável no Caribe que são construídos para resistir a furacões de Categoria 5 e localizados para maior resiliência. Este montante baseia-se em US $ 15 milhões de projetos anunciados no ano passado como parte do Fundo de Energia Renovável dos Emirados Árabes Unidos-Caribe por Reembiner Ibrahim Al Hashemy, Ministro de Estado da Cooperação Internacional.
O anúncio foi feito no segundo Fórum Empresarial Global da Bloomberg, realizado à margem da 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) em Nova York, EUA, onde o ministro Al Zeyoudi foi convidado para falar no segmento climático com o presidente Bill Clinton e Kristalina Georgieva, CEO do Banco Mundial.
Falando no fórum, o ministro Al Zeyoudi disse: “Os Emirados Árabes Unidos têm a honra de ter feito parceria com mais de 30 países insulares desde 2013 para implementar projetos de energia renovável que reduzem os custos de energia e criam empregos. O anúncio de hoje sobre nossa parceria no Caribe baseia-se nesse legado, expandindo simultaneamente nossa cooperação em resiliência climática.”
“Os furacões Irma e Maria foram um alerta para nós”, acrescentou o ministro Al Zeyoudi. “Percebemos que o tipo de projetos que buscamos teve que mudar. Como resultado, implementamos um padrão de resiliência para todos os nossos projetos no Caribe que reflete a realidade da vulnerabilidade climática na região. Inspirados por esse precedente, estamos agora nos preparando para a implementação global de um padrão de resiliência em mais de US $ 5 bilhões em ajuda anual dos Emirados Árabes Unidos.”
O Ministro descreveu planos para 7 novos projetos em Belize, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia. Ele também anunciou que os Emirados Árabes Unidos aumentaram sua alocação em 50% para a reconstrução do sistema de energia de Barbuda, devastado pelo furacão Irma, a fim de realocar e fortalecer sua principal fábrica, onde uma solução solar e de baterias será instalada.
O ministro também anunciou que os Emirados Árabes Unidos destinaram US $ 12 milhões para o próximo ciclo do fundo, a ser lançado em janeiro de 2019 na Assembleia da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
Em conjunto com o Bloomberg Global Business Forum, o ministro Al Zeyoudi também participou do One Planet Summit organizado pelo presidente Emmanuel Macron da França. Os Emirados Árabes Unidos são um membro central de um grupo de trabalho de fundos soberanos sobre contabilidade de carbono, anunciado na cúpula.
A ajuda externa dos Emirados Árabes Unidos para energia renovável chegou a quase US $ 1 bilhão desde 2013. Além do Fundo de Energia Renovável dos Emirados Árabes Unidos-Caribe, os Emirados Árabes Unidos lançaram o Fundo de Parceria EAU-Pacífico, que implementou projetos em 11 países insulares do Pacífico e administra um empréstimo em condições favoráveis de US $ 350 milhões com a IRENA. (#Envolverde)