Arquivo

US$ 500 mil para ONU Mulheres

Nova York, Estados Unidos, 19/10/2015 – Os Emirados Árabes Unidos prometeram US$ 500 mil à ONU Mulheres para iniciativas contra o extremismo e a favor das mulheres, da paz e da segurança. O anúncio foi feito pela embaixadora Lana Zaki Nusseibeh, representante permanente dos Emirados junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, por ocasião de uma declaração no Conselho de Segurança durante debate aberto sobre mulheres, paz e segurança.

O debate, que se concentrou nos desafios para se avançar a total implantação da agenda sobre mulheres, paz e segurança, foi organizado durante a presidência da Espanha e esteve presidido por Mariano Rajoy, primeiro-ministro desse país. Também falaram o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, bem como Julienne Lusenge, da República Democrática do Congo, Yanar Mohammed, do Iraque, e Alaa Murabit, da Líbia.

Durante sua apresentação, Nusseibeh aplaudiu a adoção unânime da Resolução 2242 pelos membros do Conselho e anunciou que os Emirados patrocinarão a resolução. Também destacou a ênfase que o documento dá ao papel das mulheres na luta contra o extremismo e o terrorismo.

A embaixadora emiratense destacou: “Para conseguir paz e segurança duradouras devemos prevenir conflitos e o extremismo violento, atendendo as causas de raiz. Esta declaração ajuda a garantir que o gênero não é só um elemento fundamental em resposta às emergências humanitárias, como também que as condições humanitárias são cruciais nas estratégias para promover a igualdade de gênero”. Envolverde/IPS