Se essa campanha publicitária der certo, será uma revolução no trânsito e na cultura da cidade de São Paulo, servindo de modelo para o resto do Brasil. Chama-se “Vá de Galinha” – o detalhamento está no www.catracalivre.com.br, onde coloquei experiências no mundo de compartilhamento de carro.
Elaborada pela Nazca Saatchi & Saatchi a pedido da SOS Mata Atlântica, a campanha, a ser lançada neste mês, estimula o paulistano a dar carona.
O título da campanha é baseado numa reportagem da Folha mostrando que, na hora do rush em São Paulo, uma galinha é mais veloz do que um automóvel. Diante disso, a SOS Mata Atlântica fez a brincadeira de que era melhor ir de galinha por ser menos poluente e só bastava um ovo para ser fabricada.
A brincadeira agora virou algo sério. A campanha vai dar uma saída concreta, usando a internet. Serão apresentadas opções para que as pessoas usem sites para compartilharem carro, tomando precauções de segurança. Um deles é o Campus Aberto, inicialmente criado para estudantes universitários. Outra opção é fazer com que cada empresa possa ter um projeto próprio de segurança, o que é fácil.
É daquelas campanhas que, se der certo, todos saem ganhando. Quem compartilha o carro pode rachar o combustível, quem pega a carona gasta menos do que um táxi. No final, a cidade fica menos poluída e menos congestionada.
O problema é que é uma mudança e tanto de cultura. Se coisas como essas não forem feitas, a próxima será Vá de Tartaruga, tanto que o trânsito está piorando.
* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial do jornal Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.
** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.