Episódios de Sujeito Oculto: política e meio ambiente viram pequenas pílulas para esquentar o debate ambiental na reta final das eleições
Em seu segundo episódio, Sujeito Oculto: política e meio ambiente deu um panorama geral sobre como o meio ambiente é um sujeito oculto no debate político. Ele conta com a participação de Ricardo Abramovay (USP), Ricardo Sennes (PUC-SP), Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA) e Sérgio Leitão (Greenpeace). A mediação foi feita pelo jornalista Bruno Torturra, do Fluxo.
O programa foi dividido em três pequenos vídeos, que resumem bem o debate e as colocações dos convidados:
Política e Energia
Ricardo Sennes analisa o papel da política energética brasileira interna e externa, e a necessidade de se adicionar a questão ambiental nessa equação. Segundo ele, “o tema deixou de ser uma moeda de troca do Brasil com outros países e passou a ser claramente de estratégia nacional”.
Energia na Amazônia
O modelo de desenvolvimento brasileiro ameaça a Amazônia. Adriana Ramos, Sérgio Leitão e Ricarmo Abramovay comentam como a hidroeletricidade é abordada no debate eleitoral e de que maneira a política atual garante subsídios e licenciamento para as grandes obras de infraestrutura com altos impactos ambientais na floresta.
Combustíveis do passado
Ricardo Abramovay fala sobre o massivo investimento brasileiro no pré-sal e a bolha de carbono. “O Brasil optou em investir quase meio trilhão de reais num projeto chamado pré-sal. É muito difícil ver o país investindo isso em educação”.
Assista e divulgue. O debate ambiental precisa ser levado a sério e o momento é agora.
* Publicado originalmente no site Greenpeace.