Você já leu aqui sobre diversos estudos que mostram os benefícios de uma boa noite de sono. Dormir bem é uma forma de melhorar seu desempenho em diversas áreas, desde o trabalho até o videogame. Um recente estudo vem reforçar esta lista de benefícios e indica: é possível aprender durante o sono.
No entanto, como explica a psicóloga Kimberly Fenn, da Universidade Estadual do Michigan, nos Estados Unidos, esta habilidade até então indefinida de memória pode variar de pessoa para pessoa. “Você pode dormir a mesma quantidade de horas de sono que eu, mas enquanto sua memória apresenta melhoras, pode não haver nenhuma mudança na minha.”
Kimberly é a autora deste estudo, que reuniu 250 pessoas. Ela ressalta que, embora os efeitos do sono sobre este tipo de memória não sejam iguais ou tenham os mesmos efeitos sobre todos os participantes, a maioria apresentou melhoras.
O próximo passo, segundo a autora, é aprofundar o estudo e verificar estes efeitos em testes, como o Scholastic Assessment Test (SAT), exame que serve de critério para admissão nas universidades norte-americanas. “Este é o primeiro passo para investigar se este potencial de construção da memória está relacionado a resultados de aprendizagem em sala de aula”, finaliza.
Leia mais sobre memória aqui.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.