Se você vive num grande centro e está lendo essa pergunta, a resposta vai ser provavelmente não ou raramente. Talvez até queira, mas não vai bater na porta dele com um bolo na mão.
Começou nesta semana nos Estados Unidos uma experiência batizada de NextDoor para ajudar a reinventar o conceito de vizinhança, criando uma rede social por rua (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br).
O conceito de vizinhança sumiu das cidades grandes, gerando baixo capital social e uma sensação de isolamento. Isso é o que se chama baixo capital social, o que dificulta a resolução de problemas. As redes sociais aproximaram como nunca as pessoas, surgindo assim uma chance virtual de melhor a comunidade real.
O interessante disso é a comprovação de que, na era global, cresce a tendência do “hiperlocal”. São inúmeros os projetos de comunicação investindo na hiperlocalidade como eixo de identidade. Um site está fazendo o maior sucesso por promover trocas entre vizinhos.
Experiências como o NextDoor trazem a possibilidade de debates sobre problemas e busca de soluções. O que pode ser um novo elemento nas eleições municipais que se aproximam.
Sou daqueles que para consertar o que é grande tem que começar a fazer pequeno. Para mudar o mundo é melhorar começar mudando a sua rua.
* Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.
** Publicado originalmente no Portal Aprendiz.