Voltalia e WWF assinam parceria global

.

Atualizado em 02/06/2015 às 12:06, por Ana Maria.

Foto: Elisa Homem de Mello

por Elisa Homem de Mello –

Parceria entre instituição de proteção ambiental e empresa de energia renovável é anunciada durante evento de inauguração de parque eólico no RN

A Voltalia, empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis (eólica, solar, hídrica e biomassa) e a WWF, uma das primeiras organizações independentes de proteção ambiental do mundo, anunciaram uma parceria estratégica durante a inauguração do primeiro parque eólico da companhia francesa, localizado na cidade de Areia Branca/RN, ocorrido em 21 de novembro de 2014. Ambas estão totalmente orientadas ao desenvolvimento sustentável.

Para a Voltalia, isto significa produção de energia limpa, desenvolvimento social, promoção de energia local barata. E neste contexto, compartilham um forte valor em comum: a luta contra amudança climática, através da Energia Renovável. “Esta é nossa missão. Estamos compartilhando os mesmos objetivos”, explica SébastienClerc, CEO da Voltalia.

A WWF objetiva atingir 100% de energia limpa no planeta até 2015, atendendo aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). E pela primeira vez na história, ela usará uma campanha em parceria com a empresa de energia com um slogan para a campanha mundial de mudança climática.

A Voltalia decidiu que parques eólicos são infraestruturas sociais e, portanto, a mensagem deveria ser mundial. “Sim, o Parque é nosso, mas a mensagem nos aerogeradores não são uma propaganda da Voltalia, mas sim uma mensagem para o mundo. É uma honra para nós ser parceira da WWF, que tem como missão proteger a natureza e defender o meio ambiente”, explica SebastiénClerc.  Ele destaca também que a companhia sempre procurou ter um impacto positivo sobre o meio ambiente e, por intermédio desta parceria, confirma o compromisso com a sustentabilidade.

O slogan “Seizeyour Power”, que em inglês quer dizercapte seu poder,será lido no topo das turbinase também poderá ser visto do espaço, pelo Google Earth. Uma forma de chamar a atenção para o potencial de geração de energia limpa.

“Devido à urgência da mudança climática, a WWF se comprometeu em apoiar o desenvolvimento das energias renováveis de uma forma construtiva e sustentável. A exibição do slogan da organização internacional é uma declaração forte, poucos dias antes da conferencia de Lima sobre mudança climática”, diz Philippe Germa, Diretor Geral do Ramo Francês da WWF.

AConferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (Cop 20), que ocorrerá em Lima, no Peru, em dezembro próximo,deve ser uma conferência definitiva para traçar os caminhos na luta contra as mudanças climáticas entre todos os países do mundo. Serão discutidos os ODMs (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio), assinados durante o Tratado de Kyoto, em 2008, os quais deverão ser substituídos, para que os líderes possam se comprometer com novas metas que deverão ser revisadas em 2040.

A boa noticia é que pela primeira vez, China e EUA assumiram alguns compromissos. “Para nós não éo suficiente, mas já é um início. Nós da WWF precisamos mudar o mundo. E a única maneira de fazer isso, além de políticas externas, é unindo-se a companhias que tenham os mesmos valores que o nosso”, afirma Germa.

O objetivo da WWF é construir um futuro onde os seres humanos possam viver em harmonia com a natureza. Por essa razão, a organização une forças com empresas que compartilham o desejo semelhante de implementar soluções sérias e sustentáveis.

Por isso, a Voltalia se torna mais uma parceira da WWF devido à atuação da empresa por mais de 10 anos em projetos que contribuem para amenizar o impacto ambiental. Além disso, a nova parceria também permite incentivar celebridades locais a apoiar projetos de energia renovável, por meio de participações em ações para promover a energia sustentável.

Sobre a Voltalia

Companhia francesa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, desenvolvendo e operando projetos multienergia com os sistemas eólico, solar, hídrico e biomassa. A empresa está presente na França, Brasil, Grécia, e Guiana Francesa e é cotada na bolsa de valores Euronext Paris desde julho de 2014 (VLTSA).

Sobre a WWF

Desde 1973, a WWF França tem trabalhado todos os dias para garantir às gerações futuras um planeta vivo e sustentável. Com o apoio de seus voluntários e seus 170 mil doadores, a WWF França organiza ações concretas para salvar os ecossistemas naturais e espécies em extinção, por meio da promoção de estilos de vida sustentáveis. Uma das características da WWF é sua filosofia que se baseia no diálogo e na ação.


    Leia também: