ODS9

Conheça algumas iniciativas sustentáveis de gigantes da tecnologia

Com todos os problemas ambientais da atualidade, os consumidores estão cada vez mais atentos às iniciativas sustentáveis das empresas, inclusive levando isso em conta na hora de realizar uma compra. No Brasil, 89% dos consumidores preferem comprar produtos de empresas que se preocupam com a meio-ambiente.

Acompanhando essas mudanças, as empresas estão tomando atitudes para não caírem no conceito do público. Entre 2015 e 2017 o setor privado investiu mais de 85 bilhões de dólares para diminuir emissões.  Além disso, empresas de tecnologia estão apostando em soluções sustentáveis. Veja algumas delas:

Apple e a energia limpa

Em 2018 a Apple anunciou que todas as suas instalações passaram a usar 100% de energia limpa, incluindo escritórios, data centers e lojas espalhadas por 43 países. A empresa também firmou acordo com nove de seus fornecedores para que eles tomassem a mesma atitude.

Além de suas instalações sustentáveis, a Apple também mantém 25 projetos de energia renovável em todo o mundo, com uma capacidade de geração de 626 megawatts por ano, sendo 286 deles vindos da energia solar fotovoltaica.

O monitor sustentável da Acer

Ano passado a Acer lançou um monitor inovador no quesito sustentabilidade: o produto é feito com materiais recicláveis, utiliza a tecnologia LED para consumir menos energia e é isento de mercúrio e arsênio. Mesmo com a empresa fazendo toda a campanha voltada para os benefícios ambientais deste monitor, o notebook Acer ainda utiliza as telas antigas.

Intel utiliza algas para reduzir a emissão de CO2

A Intel, que é uma das maiores fabricantes de chips e processadores do mundo, anunciou em 2011 um engenhoso projeto para reduzir a emissão de CO2 em suas fábricas: os gases emitidos são guiados até um tanque com algas, que sugam o CO2 e futuramente viram fonte para biodiesel.  Estas inovações garantiram à Intel o certificado LEED, concedido a edificações sustentáveis.

A empresa é atualmente a 26ª mais sustentável do planeta, de acordo com o ranking da Corporate Knights.

Samsung eliminará todo o plástico de suas embalagens

No começo do ano, a sul-coreana Samsung anunciou que irá retirar todos os materiais plásticos das embalagens de seus produtos e substituí-los por materiais ecologicamente adequados.

Nas embalagens dos dispositivos móveis o plástico das bandejas será trocado por bases de celulose, o acabamento dos fios dos carregadores irá mudar para não precisar mais de plástico para protegê-los e os sacos que eram usados para embalar os eletrodomésticos serão substituídos por bioplástico e materiais feitos com combustíveis não-fósseis, como a cana-de-açúcar.

A partir de 2020, as embalagens de papel da empresa também passarão por mudanças e serão feitas com materiais de fibras com certificação ambiental. O impacto dessas substituições será grande, pois a Samsung é a maior fabricante de celulares do mundo na atualidade.

(#Envolverde)