Sociedade

Conheça as organizações que fazem parte do Dia de Doar para o Jornalismo

Começou o Dia de Doar para o jornalismo digital. De hoje até sábado (04/12), você poderá conhecer e apoiar as organizações de mídia que participam conosco desta campanha, conforme dissemos no e-mail anterior. Nós do Matinal Jornalismo temos a honra de fazer parte desta iniciativa. Seu apoio ao nosso trabalho é importante para nos mantermos vivos. A partir de R$11,90 mensais na assinatura anual, você pode apoiar nosso jornalismo e fazer com que ele chegue a mais gente. Temos muitos projetos que ainda queremos realizar e sua participação é vital para alcançá-los.

Mas não estamos enviando este e-mail só para falar de nós. O Dia de Doar para o Jornalismo é uma campanha conjunta de apoio mútuo entre diferentes organizações, por isso, vamos apresentar o trabalho dos nossos companheiros. O jornalismo digital tem muitas vozes e todas elas precisam de você!

Se o que te move é o meio ambiente, você pode apoiar ((o))eco, Amazônia Real, Agência Envolverde ou Fauna News, que têm o compromisso de defender o meio ambiente e denunciar os graves crimes contra a fauna, a flora e o futuro da humanidade. Mas se sua pegada é o jornalismo local, contribua com a Saiba Mais (RN), a Eco Nordeste, o Marco Zero Conteúdo (PE), Sul21, o Matinal Jornalismo (RS) ou o Jornal Metamorfose (GO), iniciativas que contam as histórias que a mídia hegemônica não conta.

Diretamente das quebradas, a Agência Mural, o data_labe, Nós, mulheres da periferia e o Periferia em Movimento destroem preconceitos e trazem as perspectivas e narrativas das periferias do Brasil. AzMina, Gênero e Número e Portal Catarinas são iniciativas criadas e feitas por mulheres para debater temas da atualidade desde uma perspectiva antipatriarcal. Seguindo a pegada interseccional, Alma Preta traz as narrativas raciais para a cobertura jornalística, trazendo luz ao que era invisibilizado. Seu apoio é importante para que cada uma siga contando grandes histórias.

Curte tecnologia? O Manual do Usuário fala sobre este tema se posicionando contra as big techs e precisa de você. É um leitor voraz? A revista Quatro Cinco Um traz o que há de mais recente na literatura nacional e internacional. Se interessa por arte? O Nonada Jornalismo aborda a cultura brasileira por um viés decolonial. Quer se ligar em informações sobre grandes corporações e o impacto delas na sua saúde? Apoie o trabalho d´O Joio e O Trigo.

Quer ficar por dentro da luta contra as fake News? O Aos Fatos une tecnologia e jornalismo para combater a desinformação. Se você pensa no futuro e na pluralidade no jornalismo, a Énois Laboratório de Jornalismo é a primeira Escola de Jornalismo voltada para jovens de todo o país. Por fim, e não menos importante, se você gosta de acompanhar o Jornalismo Investigativo comprometido com a defesa dos direitos humanos, conheça o trabalho da Agência Pública e da Ponte Jornalismo.

Com a partir de R$ 5 mensais, você garante que cada uma dessas iniciativas siga em seu compromisso com a pluralidade de narrativas e com a defesa da democracia e do jornalismo de qualidade. O jornalismo digital precisa de você para sobreviver.

#Diadedoar – Apoie