Sociedade

Em lançamento de livro, secretários e ex-ministro debatem desafios dos gestores de educação

Realizado por CENPEC, Fundação Santillana e Editora Moderna, evento marca lançamento de publicação com depoimentos de 10 gestores educacionais que fizeram parte da história recente da educação brasileira em diferentes governos

O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Fundação Santillana e a Editora Moderna realizam debate de lançamento do livro “Razões e desafios do gestor da Educação: dez entrevistas sobre a prática educacional” na próxima quarta-feira (05/12), das 9h às 12h30, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo.

O evento é aberto ao público e contará com a participação de importantes nomes da educação brasileira (veja a programação completa abaixo). As vagas são limitadas e para fazer se inscrever, basta preencher o formulário eletrônico.

Responsável por criar condições para que o direito a educação se cumpra, o gestor público é constantemente apontado como aquele sobre o qual recaem o ônus e o bônus dos resultados educacionais do país. Para registrar os desafios, dilemas e reflexões enfrentados em seu dia a dia, a publicação traz depoimentos de 10 gestores educacionais que fizeram parte da história recente da educação brasileira e que atuaram em diferentes governos, em âmbito federal, estadual e municipal.

“Gestores, em geral, ocupam uma posição importante nas disputas políticas. Raramente decisões corriqueiras relacionadas à matrícula ou ao transporte escolar, por exemplo, são banais. Sejam quais forem, elas sempre têm impacto e, em alguns casos, podem afetar a vida e a formação de milhões de alunos”, avalia Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC.

O livro reúne entrevistas dadas entre 2011 e 2017 por Maurício Holanda Maia, Rita Coelho, Joaquim Bento Feijão, André Lázaro e Binho Marques, à revista Cadernos Cenpec. A estas, somam-se os depoimentos de Frederico da Costa Amâncio, José Henrique Paim Fernandes, Macaé Evaristo, Maria Helena Guimarães Castro e Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, coletados exclusivamente para a publicação.

“O CENPEC espera que o livro possa registrar uma parte importante da história recente de nossa educação pública, a partir do olhar de quem ajudou a construí-la. Espera também contribuir para a formação de gestores educacionais, visibilizando reflexões teóricas daqueles que enfrentaram e enfrentam, na prática, os desafios e dilemas cotidianos para a melhoria da qualidade da educação no Brasil”, afirma Anna Helena.

SOBRE O EVENTO

O debate de lançamento terá duas mesas. A primeira será dedicada a discutir a gestão das diversidades na educação e terá participação de André Lazaro, diretor da Fundação Santillana; Frederico Amâncio, Secretário de Educação de Pernambuco; e Joaquim Bento Feijão, Assessor da Secretaria de Educação de Marília (SP). A mediação será feita por Anna Helena Altenfelder.

Já a segunda mesa será dedicada a discutir os impactos de mudanças de governo nas políticas educacionais. Com participação de Binho Marques, ex-Governador do Acre e ex-Secretário do MEC; e José Henrique Paim Fernandes, professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-Ministro da Educação; terá mediação de Luciano Monteiro, Diretor de Relações Institucionais da Fundação Santillana.

SERVIÇO

Debate e lançamento do livro “Razões e desafios do gestor da Educação: dez entrevistas sobre a prática educacional”
Data: 5 de dezembro de 2018 (quarta-feira)
Horário: 9h às 12h30
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros – São Paulo, SP)
Inscrições: por formulário eletrônico

PROGRAMAÇÃO

9h – Credenciamento

9h30 às 11h – Mesa redonda: Gestão das diferenças na educação
Debatedores:
André Lázaro – Diretor da Fundação Santillana
Frederico Amâncio – Secretário de Educação do Estado de Pernambuco
Joaquim Bento Feijão – Assessor especial de gestão escolar da Secretaria de Educação do Município de Marília (SP)
Mediação: Anna Helena Altenfelder – Presidente do Conselho de Administração do CENPEC

11h às 11h15 – Café

11h15 às 12h30 – Mesa redonda: Mudança e continuidade nas gestões educacionais
Debatedores:
Binho Marques – ex-Governador do Acre e ex-Secretário do MEC
José Henrique Paim Fernandes – professor da Fundação Getúlio Vargas e ex-Ministro da Educação
Mediação:  Luciano Monteiro – Diretor de Relações Institucionais da Fundação Santillana

SOBRE O CENPEC

Criado em 1987, sem fins lucrativos, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária é a mais antiga organização da sociedade civil brasileira em seu campo de atuação. Tem como missão contribuir para a melhoria da educação pública e o enfrentamento das desigualdades no país, por meio de estudos, projetos e metodologias, desenvolvidos em parceria com secretarias, ministérios, empresas e organismos multilaterais, entre outros. Ao completar 30 anos em 2017, foi laureado com o Prêmio Darcy Ribeiro, da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e listado entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pela revista Época e o Instituto Doar.

(#Envolverde)