Parceria com a startup Molécoola visa impulsionar educação ambiental e recolher materiais para que o plástico não se torne lixo
A PepsiCo acaba de integrar a plataforma da Molécoola, uma iniciativa que incentiva a reciclagem com um programa de fidelidade ambiental. Por meio da parceria, consumidores(as) de produtos da PepsiCo como por exemplo CHEETOS®, LAYS’®, FANDANGOS® e RUFFLES®, poderão trocar cada embalagem vazia de snacks por 1.500 pontos no aplicativo ou site da Molécoola, que podem ser acumulados e trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. Para isso, é preciso levar seu lixo reciclável até as diversas estações de coleta localizadas no estado de São Paulo, Espírito Santo e DF, para que tenha uma destinação correta.
Toda a linha de snacks da PepsiCo é produzida em embalagens de BOPP, filme plástico que mantém os alimentos frescos e crocantes e garantem a segurança alimentar. A partir da coleta feita pela Molécoola, todo o BOPP será destinado a um parceiro que garante a reciclagem desse material, muitas vezes descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente. Parte do BOPP coletado será também utilizado na produção de pallets plásticos, usados nas operações da PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.
“Queremos fomentar uma mudança na maneira como consumidores(as) interagem com as nossas embalagens, para oferecer nossa visão de um mundo onde o plástico nunca se torne lixo, especialmente o BOPP, um plástico que precisa de incentivo para que seja reciclado hoje no Brasil”, afirmou Lívia Fávaro, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.
Como fazer parte desse ciclo positivo
Para participar, basta se cadastrar no site da Molécoola ou aplicativo para celular e reunir embalagens de snacks da PepsiCo, que possuem pontuação turbinada e valem 1.500 pontos cada. Em seguida, é só levá-las até um dos pontos de coleta da Molécoola. Assim, o(a) consumidor(as) descarta corretamente as embalagens e é recompensado(a) por isso, ganhando pontos que podem ser trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. Todas as vantagens podem ser conferidas aqui.
“Parceiros como a PepsiCo fazem com que mais e mais pessoas possam conhecer e se juntar ao trabalho da Molécoola, que incentiva a reciclagem, a educação ambiental e também o empreendedorismo de pessoas da cadeia da reciclagem, como os(as) catadores(as)”. Afirmou Rodrigo Jobim Roessler, fundador da Molécoola.
As estações de coleta da Molécoola estão disponíveis em unidades dos mercados Extra, Pão de Açúcar, Makro, St. Marche, D’avó, COOP e lojas Leroy Merlin. Para ter acesso à lista completa dos locais acesse aqui.
Parceria é mais um passo da PepsiCo para a reciclagem e reutilização do plástico
A parceria com a Molécoola é uma iniciativa do programa “Reciclagem com Propósito” da PepsiCo, que integra a recente transformação de ponta a ponta da companhia, PepsiCo Positive. “Sabemos que o descarte incorreto do plástico é uma questão urgente, não só no Brasil como no mundo todo, e buscamos desenvolver maneiras para alavancar a sua reciclagem e também impulsionar a educação ambiental dos(as) nossos(as) consumidores(as). Sabemos da nossa responsabilidade como indústria, mas também acreditamos que unindo forças e formando novos agentes de transformação teremos a mudança que buscamos de forma mais rápida e eficiente”, completou Lívia.
Para reforçar seu compromisso em contribuir com a cadeia do plástico de ponta a ponta, a PepsiCo desenvolve alternativas criativas para a reciclagem do BOPP, como por exemplo, a criação de um protótipo de carroceria sustentável de caminhão baú feita a partir das embalagens de snacks – um projeto pioneiro e com potencial de ganhar larga escala na frota PepsiCo no Brasil. Apenas com essa iniciativa a companhia pretende reciclar cerca de 5 toneladas de plástico BOPP em um ano. Já, por meio de parceria com a Fábrica de Ideias, a empresa transforma embalagens de snacks em displays para a exposição de produtos que são usados em pontos de vendas e já reutilizou mais de 400 toneladas de plástico
Buscando também a co criação e gerar novas ideias e ações, a PepsiCo promove, há 12 anos, em conjunto com a The Young Americas Business Trust (YABT) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), o programa Eco-Desafio, que apoia propostas inovadoras de empreendedores da América Latina e Caribe a fim de reduzir, reciclar e reinventar o uso de plástico. O programa está com inscrições abertas e os(as) interessados(as) podem se inscrever até 28 de fevereiro aqui.
A PepsiCo tem como meta reduzir o uso de plástico virgem em 50% de seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 70 bilhões em receita líquida global em 2020 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite o site.
Sobre a Molécoola
A Molécoola é uma startup de impacto social e ambiental, que surgiu em 2017 com o intuito de engajar o consumidor em aprender a reciclar e incluir essa atividade no dia-a-dia, criando um ciclo positivo que gera benefícios para todos. Até hoje, a empresa já coletou mais de 1.000 toneladas de materiais recicláveis e 100% deles foram corretamente destinados. A empresa possui parceria com grandes indústrias e varejistas para fazer cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para facilitar a troca de pontos por produtos.
#Envolverde