Ambiente

Empresa Natura firma compromisso com segurança hídrica do Brasil

No Dia Mundial da Água, a Natura reafirmou sua preocupação com a situação da água no Brasil e assinou o Compromisso Empresarial Brasileiro para a Segurança Hídrica, realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). O documento busca colocar o Brasil como protagonista no cenário global com a criação de soluções inovadoras para a gestão responsável e combate ao desperdício de água, com legado que deve ser levado para o próximo Fórum Mundial da Água em 2021, no Senegal.

“Buscamos reforçar cotidianamente a agenda de desenvolvimento sustentável, com a ambição de gerar impacto positivo em todas as esferas do negócio: social, econômico, ambiental e cultural. A assinatura do Compromisso Empresarial pela Segurança Hídrica faz parte do nosso compromisso de implementar uma estratégia para redução e neutralização de impacto”, explica João Paulo Ferreira, presidente da Natura.

Com o objetivo de reduzir o consumo e o desperdício, a Natura deixou de captar mais de 70 mil metros cúbicos de água potável em 2017 nas fábricas da empresa, em Cajamar (SP), por meio de reciclagem ou reutilização da água em processos industriais (sistema de aquecimento e resfriamento), descarga sanitária e manutenção predial. Em sua nova sede administrativa (Nasp), em São Paulo, foram instalados dispositivos para a utilização eficiente da água em todos os banheiros, como torneiras com fechamento automático e vazão reduzida. O local conta, também, com sistema de captação de água da chuva para limpeza do prédio, rega de jardim e descarga sanitária.

Com o objetivo de tornar o Compromisso uma referência nacional de contribuição efetiva das empresas para a segurança hídrica no país, o documento trará transparência e visibilidade às ações, projetos e metas assumidos pelas companhias signatárias, que se comprometem a cumprir as seguintes metas até 2025: 1. ampliar a inserção do tema água na estratégia de negócios; 2. mitigar os riscos da água para o negócio; 3. medir e comunicar publicamente a gestão da água na empresa; 4. incentivar projetos compartilhados em prol da água; 5. promover o engajamento da cadeia e 6. contribuir com tecnologias, conhecimentos, processos e recursos humanos, físicos e materiais. Os detalhes podem ser conferidos aqui. (#Envolverde)