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10 finalistas concorrem à premiação para jovens empreendedores

Sustainable Brands RioCompetição de startups de negócios sustentáveis anunciará vencedor no Sustainable Brands Rio 2016.

O Sustainable Brands Rio 2016 recebe mais um ano os 10 finalistas da competição de startups Sustainable Brands Innovation Open (SBIO). O evento acontece nos próximos dias 21 e 22 de junho e vai reunir pessoas e empresas preocupadas com a aplicação da inovação com sustentabilidade nos negócios. O evento acontece no Armazém da Utopia, no Porto Maravilha, no Rio de Janeiro.

O desafio SBIO permite que os participantes fortaleçam suas habilidades de gestão e liderança. Eles terão que defender seus projetos para uma banca de jurados durante no o evento e o vencedor receberá uma bolsa de estudos da THNK, SchoolofCreativeLeadership, em São Paulo. Uma escola holandesa considerada o “ensino do futuro” que combina os mundos do design, criatividade e inovação e que tem parcerias com grandes consultorias globais como a Deloitte e a McKinsey&Company.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Sustainable Brands Rio realiza a competição de startups com foco em impulsionar negócios alinhados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados pela ONU no ano passado. O Innovation Open é realizado em parceria com a ProjectHub, uma rede de empreendedores criativos com foco em desenvolvimento sustentável e inovação social.

Sustainable Brands Rio, com o tema Activating Purpose, propõe criar vínculos com indivíduos, grupos e coletividades que permitam gerar coerência e engajamento para a realização de negócios no presente e no futuro. “É muito positivo ter um espaço de interação entre as startups e as grandes corporações, permitindo o debate sobre como lidar com os desafios da nova economia e do novo mundo”, destaca Álvaro Almeida, co-fundador de Report Sustentabilidade, empresa promotora do evento.

Conheça as 10 startups finalistas do SBIO 2016:

  • Ciclo Orgânico

O Ciclo Orgânico é um negócio social, que tem como missão, solucionar um dos maiores desafios ambientais urbanos, a gestão de resíduos. Em suma, visa a construção de uma comunidade de pessoas que vêm o lixo como uma solução ao invés de problema. Através de um clube de assinaturas, Ciclo Orgânico faz a coleta domiciliar dos resíduos orgânicos e os transforma em adubo. Cada associado separa o orgânico e a empresa coleta semanalmente e retorna o adubo ou mudas.

  • EletroHerb

O objetivo da empresa é eliminar os agrotóxicos da vida e dos alimentos das pessoas. A EletroHerb faz isso para desenvolver tecnologias que transformam o controle de plantas invasoras de forma barata, eficaz, segura, robusta, responsável e economicamente viável.

  • Epitrack –  Plataformas de Detecção Digital de Doenças

A estratégia da Epitrack é melhorar as informações produzidas para auxiliar a tomada de decisão e a formulação de políticas com impacto positivo na consolidação dos dados e geração de informação dos sistemas tradicionais de saúde. Com os objetivos de identificar epidemias de Dengue, Zika, Chikungunya e Influenza no Brasil, a partir de crowdsourcing; proporcionar aos governos informações para resposta rápida na identificação de epidemias e modernizar a saúde pública do Brasil com empoderamento social na construção de cenários epidemiológicos. 

  • FazGame – criar games educacionais

O FazGame – o game para criar games educacionais – é uma ferramenta colaborativa de fácil uso, onde professores e alunos, sem conhecimento de design e programação, criam games educacionais de forma colaborativa.  Concebido para propiciar a aprendizagem de conteúdos pedagógicos de forma lúdica, divertida e interativa. A metodologia inovadora do FazGame propicia o engajamento e o consequente aumento da motivação pelo aprendizado, proporcionando como benefícios o aumento da retenção dos jovens nas escolas e a melhoria dos resultados acadêmicos.

  • Green Social Bioethanol

A Green desenvolve e instala micro destilarias para produção sustentável do bioetanol Social. A empresa busca contribuir com a transição para a matriz energética limpa e desenvolvimento rural. O modelo autossustentável do bioetanol social já está sendo produzido em três países: Guiana, Uruguai e Nigéria. São cerca de mil litros por dia de bioetanol em cada localidade, garantindo autonomia energética à população local, gerando emprego e renda para mulheres e agricultores, diminuindo a utilização de combustíveis fosseis e preservando o meio ambiente.

  • Insecta Shoes

A Insecta Shoes é uma marca de calçados ecológicos e veganos que usa matérias-primas recicladas (garrafas PET, algodão, tecidos, borracha) entre outros materiais recicláveis recolhidos em UTs de reciclagem para fazer sapatos e mochilas. Insecta Shoes visa não só fazer um produto ecológico, mas também disseminar a mensagem de engajamento sustentável.

  • Livre – Soluções em mobilidade

Andar sobre calçadas danificadas, terrenos arenosos e gramas, descer e subir guias com facilidade e sentir-se mais ativo e interativo são qualidades não alcançadas pelo uso de cadeiras de rodas manuais ou motorizadas. O kit Livre permite esses movimentos de modo seguro, confortável e divertido. Proporcionar ao público cadeirante uma nova forma de locomoção com liberdade, autonomia e independência e um novo estilo de vida. O kit livre mais que um produto, tem grande oferta de valor, sorrisos e felicidade. 

  • Piipee

A Piipee resolve o problema de consumo e desperdício de água em vasos sanitários, através de um aditivo biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar. Ele é aplicado e acoplado à bacia sanitária ou mictório e reduz em até 75% o custo de consumo, ou seja, custa menos que a água. Atualmente, a empresa vende a solução para médias e grandes empresas que desejam reduzir seus custos e consumo de água de maneira imediata, simples e barata.

  • Seedrain

O Seed Rain pretende utilizar drones para realizar o processo de reflorestamento de áreas desmatadas com o auxílio de técnicas de agricultura de precisão. O drone faz uma leitura que identifica as condições do solo, irregularidades do terreno para plantio.  Depois, o drone irá lançar sementes no solo, seguindo as coordenadas criadas com o mapeamento, e por fim monitora o desenvolvimento das mudas. 

  • Raizs

A Raízs é um negócio de impacto social que valoriza a conexão direta entre o consumidor e o pequeno produtor. A empresa disponibiliza produtos orgânicos colhidos à poucas horas, entregues em casa com a foto e nome de quem produziu o alimento. A Raízs se alinha diretamente com pelo menos 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso porque além de valorizar o pequeno produtor e desenvolver economicamente a cadeia, o produto orgânico é mais saudável e de produção mais sustentável e responsável com o meio ambiente.

Sobre o Sustainable Brands

Sustainable Brands é uma comunidade global que se propõe a repensar o papel das marcas e sua capacidade de gerar valor, fortalecer tendências e disseminar soluções sustentáveis para a sociedade. Com o propósito de reunir a comunidade de líderes, no Brasil e no mundo, Sustainable Brands, tem como principal ativo o evento que será realizado pelo quarto ano consecutivo no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de junho. SB Rio compõe uma rede global de conferências Sustainable Brands com doze eventos que incluem Bangkok, Barcelona, Boston, Buenos Aires, Istambul, Kuala Lumpur, San Diego, Copenhagen, Cape Town, Tokyo e Sydney. Para saber mais sobre o SB Rio 2016, acesse: http://events.sustainablebrands.com/sb16rio/ .

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