Programas Top China e Top España recebem inscrições até 13 de abril. Para Luso-brasileiras, interessados podem se inscrever até 6 de maio.
São Paulo, março de 2016 – O Santander Universidades abre a temporada de inscrições de Bolsas, e serão contemplados mais de 400 estudantes nos programas de mobilidade internacional Top China, Top España e Luso.
O Top China oferece três semanas de curso em Shanghai e Pequim, com conteúdo programático em inglês e uma intensa imersão na cultura chinesa. Neste ano, serão entregues 86 bolsas de estudo para alunos e professores de graduação. A viagem está programada para junho.
“O programa ajudou muito na identificação e evidenciação de novas práticas sustentáveis. Posso buscar novas pautas jornalísticas que têm como enfoque justamente aquilo que vimos e estudamos no programa, algo que, para o âmbito universitário e profissional, não fazia antes. Eu nunca havia identificado na sustentabilidade um conjunto de valores tão necessários”, afirma o estudante de jornalismo Rodrigo Cesar Castro, contemplado pelo Programa Top China em 2014.
O Programa Top España é uma iniciativa que promove o intercâmbio acadêmico de três semanas em um Curso de Idioma e Cultura Espanhola na Universidad de Salamanca, uma das mais antigas e tradicionais da Europa. Alunos de graduação e professores participam deste programa anual. Neste ano serão 163 bolsistas que viajarão em julho para Salamanca.
“Com essa iniciativa, o Santander se mostra totalmente envolvido na busca de um futuro melhor para o país, contribuindo para o desenvolvimento de universitários melhores e profissionais mais bem preparados. A iniciativa proporciona uma experiência única para os universitários que, em sua maioria, não teriam condições de fazer um investimento desse nível. Eu, particularmente, me enquadro nesse grupo e sou eternamente grata”, conta a estudante Jaqueline de Oliveira Dias dos Santos, que foi contemplada pelo Programa Top Espanha em 2014.
Já o Luso-Brasileiras, um dos mais tradicionais Programas de Mobilidade Internacional do Santander Universidades, tem como objetivo estimular o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Portugal. A iniciativa é voltada exclusivamente para universidades públicas brasileiras. Esta é a 11ª edição e já foram beneficiados mais de 1000 alunos. Este ano, serão entregues 165 bolsas a alunos de graduação de universidade públicas brasileiras participantes. A viagem irá ocorrer entre agosto e dezembro.
“Tenho utilizado os aprendizados nas áreas de gestão de projetos e empreendedorismo, auxiliando, assim, na expansão da empresa. Certamente, estou conseguindo auxiliá-la graças aos conhecimentos adquiridos em Portugal”, explica o estudante de administração Mauro Lilles Pedrotti Drews.
Os estudantes interessados em participar do Top China ou Top España podem se inscrever até o dia 13 de abril, já para o Programa Luso-Brasileiras as inscrições vão até 6 de maio. Os interessados podem se inscrever no site www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. Os critérios de seleção dos alunos são definidos por cada instituição de ensino superior parceira, em seu respectivo edital.
Santander Universidades
O Banco Santander é a empresa que mais investe em educação no mundo, segundo o Relatório Varkey/UNESCO – Fortune 500. Esta iniciativa é desenvolvida por meio do Santander Universidades, que mantém 1.200 acordos de parceria com universidades e instituições no mundo inteiro. Em 2015, o Santander entregou 35.702 bolsas, além de contribuir com auxílio ao estudo e com estágios profissionais. No Brasil, são mais de 455 convênios de colaboração acadêmica em todo o País. (#Envolverde)