A equipe Equacione Jr, empresa júnior da Universidade Federal do Espírito Santo e uma das finalistas do Sustentabilidade Radix – Vale do Rio Doce, terminou essa semana a primeira fase de coleta de água de sete cidades afetadas pelos rejeitos de minérios, surgidos após o rompimento das barragens em Mariana (MG).
Os estudantes partiram do município de Alegre e seguiram o curso das áreas afetadas pelo rejeito, fazendo a coleta também por Bento Rodrigues, Barra Longa, Ipatinga, Governador Valadares, Colatina e Linhares. Assim, a equipe passou por municípios de Minas Gerais, Baixo Guandu e do Espírito Santo.
Após a coleta, as amostras foram encaminhadas para o Laboratório NEDTEC (UFES), em Jeronimo Monteiro-ES, onde a Equacione Jr. fará as análises em equipamentos de fotometria. A coleta também servirá de base para os estudos do IFRJ e da UniBH, outras duas equipes finalistas do Sustentabilidade Radix. O projeto, fomentado pela Radix, busca ajudar na revitalização da região atingida do Vale do Rio Doce. (#Envolverde)