Empresas

Ambev compartilha seu conhecimento de gestão com cooperativas de reciclagem do Brasil

Por meio do programa Ambev Recicla, nos últimos dois anos, os catadores de recicláveis tiveram incremento médio de 13% na renda

Por Redação da Envolverde*

São Paulo, maio de 2016 – Reconhecida como uma das empresas mais eficientes do Brasil e um modelo de boa gestão, a Ambev passou a transferir seus conhecimentos de gestão de negócios para cooperativas de materiais recicláveis. Nos dois últimos anos, os catadores que trabalham nas cooperativas que fazem parte do Ambev Recicla (AR), programa da companhia que tem o objetivo de aumentar a reciclagem no país pela inclusão social, com geração de renda para os catadores, obtiveram um incremento médio de 13% em sua renda. Hoje o programa apoia mais de 60 cooperativas em 10 estados brasileiros. Só em 2015, quase 60% das entidades que fazem parte do Ambev Recicla pagaram a seus cooperados valores superiores ao salário mínimo e 73% delas distribuíram aos catadores valores maiores à média salarial de suas respectivas regiões (com base nos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA).

Hoje a Ambev dá mais um grande passo em direção ao fortalecimento desse trabalho. A companhia acaba de selecionar mais três cooperativas que receberão até R$ 100 mil em investimentos, além de um ano de assistência técnica. São elas: COOPERT (de Itaúna, Minas Gerais), COOPER REGIÃO (de Londrina, Paraná) e ASCORSI (Itapira, São Paulo). Essas três entidades foram escolhidas por meio do projeto Excelência AR que – através de uma comissão formada pela Ambev, pelo Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e pela consultoria Giral –, identificou as organizações brasileiras com modelos bem sucedidos em gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, segregação e valorização de materiais recicláveis.

“Sabemos que para ter um resultado perene não basta investir e oferecer melhores equipamentos, é preciso capacitar os cooperados e trabalhar a gestão interna de cada cooperativa parceira”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. A concepção do Excelência AR foi baseada no Programa de Excelência para Cooperativas de Reciclagem (PEX-R), uma ferramenta desenvolvida pela própria Ambev para orientar e melhorar a gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas.

Sobre o Programa Ambev Recicla

Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros. (#Envolverde)

* Com informações da Ambev.