Empresas

Barilla promete embalagens 100% sustentáveis, redução de CO2 e do consumo de água até 2030

Empresa já utiliza ovos cage-free em 100% da sua produção, um ano antes do previsto, se posicionando como a primeira no setor a adotar o processo em prol do bem-estar animal

A Barilla, líder mundial na produção de massas, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cujo os compromissos estão alinhados com a Agenda 2030 da ONU. Os principais objetivos são as reduções na emissão de CO2 e no consumo de água no seu processo produtivo, além de ter 100% das suas embalagens com materiais recicláveis – atualmente 99,6% são sustentáveis devido ao uso de papel, papelão, vidro, metal e papel filme flexível.

O report atual confirma que a Barilla já reduziu em 31% a emissão de CO2 e em 23% o consumo de água por cada tonelada de produto produzido. A meta de neutralização total das emissões de gases do efeito estufa foi alcançada por quatro marcas do Grupo (Wasa, Gran Cereale, Harrys e Mulino Bianco), as primeiras a terem realizado a compensação total de carbono (carbono neutro). Além disso, 64% de toda energia elétrica utilizada pelo grupo são de fontes renováveis.

Os resultados do novo relatório reafirmam o posicionamento global da Barilla: ser “Bom para você, Bom para o planeta”. Sob esse conceito, a companhia reforça sua responsabilidade com a saúde dos consumidores, investindo em ações contínuas em prol da saudabilidade e da sustentabilidade e toda cadeira produtiva, do campo à mesa. Faz parte desse movimento a decisão de utilizar somente ovos de galinhas livres de gaiolas, meta que foi alcançada um ano antes do previsto, em 2019. A companhia foi a primeira no setor de massas no Brasil a adotar o cage-free .

Nos últimos dez anos, a Barilla reformulou 476 produtos do portfólio a fim de reduzir a gordura, gordura saturada, açúcar, sal e aumentar o teor de fibras, além de garantir a qualidade e segurança dos ingredientes. No caso das embalagens, a empresa trabalha para reduzir a quantidade de material utilizado, assim como substituir por papel e papelão de florestas manejadas de maneira responsável e promover tecnologias de reciclagem.

A Barilla também compreende “sustentabilidade” como gesto de respeito às pessoas e às comunidades locais. Desde os primeiros meses da crise do novo coronavírus em 2020, a empresa tem lançado um conjunto de iniciativas de solidariedade nos vários países em que o Grupo está presente. Esse movimento foi responsável por doar mais de 5 milhões de euros e 3.500 toneladas de alimentos até o momento.

Diversidade & Inclusão

A Barilla atua para incentivar o debate sobre diversidade, respeito e inclusão, com o objetivo de tornar a sociedade um lugar seguro, diverso e com igualdade de direitos. Por isso, a matriz italiana incentiva a criação de Employee Resource Groups (ERG), grupos de colaboradores organizados com o objetivo de realizar uma mudança na cultura, abrangendo pilares que considera importantes no seu país. Atualmente, existem 16 ERG’s no mundo todo.

No Brasil, foi criado o Grupo Respeito, que trabalha para promover o respeito e a igualdade nos pilares LGBTQIA+, igualdade de gênero, acessibilidade, raça e etnia, dentro e fora da empresa. Nos últimos anos, a marca tem apoiado importantes projetos, entre eles: a Casa Florescer, espaço que acolhe mulheres trans e travestis em São Paulo; a Gastronomia Periférica, que visa à transformação social por meio da gastronomia; a Fundação Dorina Nowill, dedicada à inclusão das pessoas cegas e com baixa visão; além de realizar um projeto de doação colaborativa de massas e molhos – junto aos colaboradores – para diferentes instituições, contribuindo para o auxílio aos afetados pela pandemia.

Para manter o propósito em todas as vertentes, a empresa busca parceiros de negócios e instituições que tenham o mesmo objetivo. Merece destaque o trabalho em parceria com o Pé de Feijão e a Ellece Logística que, juntos, implementaram um sistema de compostagem e horta orgânica para reduzir o lixo orgânico gerado pelo restaurante instalado no operador, utilizando o adubo gerado na horta e demais áreas verdes do local. Os resultados até o momento são mais de 48 toneladas de resíduos orgânicos compostados, 17 toneladas de adubo orgânico, 47 toneladas de CO2e evitados e o plantio de 255 novas mudas que totalizam 14 espécies diferentes.

Em 2020, a Barilla ainda eliminou a injustificável diferença salarial entre homens e mulheres para os seus funcionários no mundo todo. Foi a primeira empresa italiana a conquistar o Prêmio Catalyst, por conta de suas iniciativas que permitiram a valorização de lideranças femininas no ambiente de trabalho e aumentaram a inclusão de todos os funcionários em todo o mundo.

Estes são apenas alguns dados de destaque do Relatório de Sustentabilidade do Grupo Barilla. Para ter acesso ao documento completo, acesse.

Sobre a Barilla

Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.

Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito “Bom para você, bom para o planeta” oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água. Para mais detalhes, acesse.
#Envolverde