A IA está desempenhando um papel cada vez mais importante na classificação de minerais. Stefan Jürgensen, Líder da Equipe de Software da TOMRA Mining, explica como a IA impulsionou a classificação baseada em sensores e como a revolucionária inovação do Deep Learning da TOMRA está pronta para abrir novas oportunidades para as operações de mineração.
A Inteligência Artificial tem ocupado as manchetes desde que o ChatGPT entrou em cena, dando origem a notícias sensacionalistas. No entanto, a IA existe há muito tempo, trabalhando discretamente nos bastidores. A capacidade dos sistemas de computador de imitar o pensamento humano e a tomada de decisões para executar tarefas que tradicionalmente exigiam inteligência humana tem desempenhado um papel importante nas soluções de classificação baseadas em sensores da TOMRA há décadas, automatizando o processo e melhorando a precisão e a eficiência dos classificadores, gerando valor para as operações de mineração.
A experiência da TOMRA Mining com IA remonta a 1993, quando sua antecessora, a CommoDaS, desenvolveu classificadores baseados em sensores usando IA em seus sistemas de processamento de imagens para identificar as propriedades das partículas. Ao longo dos anos, a tecnologia de classificação baseada em sensores se desenvolveu, e a TOMRA tem usado o aprendizado de máquina em seus classificadores de transmissão de raios X (XRT) e infravermelho próximo (NIR) nos últimos 10 anos.
Agora, a TOMRA Mining está inaugurando uma nova era na classificação com sua mais recente inovação, o OBTAIN™, que aproveita o Deep Learning para proporcionar precisão em nível de partícula única em alta taxa de alimentação. Essa solução revolucionária eleva a capacidade, a qualidade e a recuperação a um novo patamar e libera valor por meio de uma grande quantidade de dados extremamente detalhados e precisos para uma tomada de decisão mais bem informada.
Adequado para a classificação de minerais – mais eficiente, econômico e sustentável
A IA engloba dois subcampos que progrediram consideravelmente nos últimos anos: o aprendizado de máquina, que reconhece padrões, aprende com os dados e melhora sem ser programado, e o Deep Learning, que é um tipo de aprendizado de máquina que usa redes neurais artificiais para analisar dados e resolver problemas complexos. Essas tecnologias processam grandes quantidades de dados muito rapidamente e os utilizam para tomar decisões sem intervenção humana.
O Machine Learning e o Deep Learning podem aprimorar ainda mais o processo de classificação para operações de mineração que já estão usando classificação baseada em sensores, mas também abrem novas oportunidades ao permitir o processamento de materiais de grau muito baixo que antes seriam descartados. Uma outra vantagem da IA é a grande quantidade de dados que ela gera e processa, o que fornece às operações de mineração informações valiosas sobre o desempenho do classificador e para a manutenção preventiva.
É importante observar que o Machine Learning e o Deep Learning não são soluções únicas para todos os casos. Com sua experiência de longa data e ampla de P&D no campo da IA, a TOMRA sempre selecionará a tecnologia mais adequada para cada caso.
A revolução OBTAIN™: alcançando rendimentos sem precedentes na classificação baseada em sensores
A TOMRA está abrindo novos caminhos com sua mais recente inovação, que aproveita o Deep Learning para introduzir uma novidade no setor: precisão de partícula única na classificação de minério em altas capacidades. Esse software revolucionário usa uma rede neuronal para identificar as propriedades de cada partícula com precisão e independentemente da capacidade do classificador, alcançando precisão e confiabilidade inigualáveis na deteção e ejeção. Com base em seus requisitos específicos, a operação de mineração tem a flexibilidade de aumentar a taxa de alimentação do classificador, mantendo a eficiência consistente da classificação, ou melhorar a precisão da classificação sem comprometer o rendimento existente. É um verdadeiro divisor de águas.
O OBTAIN™ se mostra vantajoso para uma mina totalmente operacional ao aumentar as taxas de recuperação e elevar a qualidade do produto dentro da produtividade existente. Por outro lado, em minas com capacidade adicional, ele facilita o aumento da produtividade sem comprometer a qualidade do produto. Além disso, essa tecnologia inovadora tem a capacidade de viabilizar o valor inexplorado de minério de baixo teor, depósitos de rejeitos ou materiais anteriormente considerados antieconômicos para processamento.
O OBTAIN™ também agregará valor a uma operação de mineração com uma grande quantidade de dados extremamente detalhados e precisos, como a distribuição on-line precisa do tamanho das partículas da alimentação. Quando usado em combinação com o TOMRA Insight, ele pode fornecer ao cliente relatórios detalhados sobre o desempenho do classificador e de seus componentes para ajudá-lo a otimizar o processo, além de permitir que ele planeje a manutenção preditiva.
O software OBTAIN™ foi desenvolvido para os classificadores XRT da TOMRA. Ele estará disponível em novos modelos, mas também haverá um pacote de atualização disponível para as máquinas existentes, proporcionando uma oportunidade significativa para os clientes que já estão operando os classificadores XRT da TOMRA, para melhorar substancialmente o desempenho da classificação quando essa for uma solução adequada.
A TOMRA fez uma parceria com dois clientes para testar o novo OBTAIN™ em condições reais de trabalho. O software está em operação há cerca de 18 meses na mina de tungstênio Wolfram Bergbau & Hütten, em Mittersill, Áustria, onde apresentou um desempenho consistente e confiável. A proximidade da mina com a equipe de desenvolvimento da TOMRA tornou-a um campo de testes perfeito para a primeira fase, pois eles puderam monitorá-la de perto. Uma segunda fase de testes para quantificar as melhorias foi realizada com um cliente confiável de longa data em uma aplicação de magnesita. Os testes bem-sucedidos mostraram que o OBTAIN™ está pronto para transformar a classificação XRT baseada em sensores em várias aplicações.
Os operadores de mineração interessados em descobrir se o OBTAIN™ pode melhorar seus resultados de classificação podem agendar uma demonstração com amostras de sua mina no Centro de Testes da TOMRA em Wedel, Alemanha.
Olhando para o futuro
Tanto o Machine Learning quanto o Deep Learning têm grande potencial para aprimorar ainda mais os benefícios das tecnologias de classificação da TOMRA Mining para operações de mineração. A empresa está constantemente explorando o potencial dessas tecnologias e ampliando os limites para oferecer soluções técnicas para aplicações de classificação que antes eram impossíveis para classificadores baseados em sensores. Ao mesmo tempo, ela pode usar o Machine Learning e o Deep Learning para aprimorar a tecnologia de classificação existente, aplicando-os a mais áreas de sua atividade, como melhor suporte ao cliente, análise mais profunda do material classificado para melhorar o controle das plantas de processamento dos clientes e manutenção preditiva e monitoramento dos componentes do classificador.
Sobre a TOMRA Mining
A TOMRA Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação para as indústrias globais de mineração e processamento de minerais. As soluções da empresa visam transformar a forma como os recursos naturais são processados para maximizar a recuperação e minimizar nossa pegada ecológica.
Como líder global de mercado em classificação de minério baseada em sensores, a TOMRA Mining é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia inteligente para oferecer eficiência de recursos e remodelar o setor para melhor.
Siga a TOMRA Mining no Facebook @TOMRA.Sorting.Mining, X @TOMRAMining, LinkedIn em TOMRA Mining e no YouTube em TOMRA Mining.
A TOMRA Mining faz parte do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada em uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda automática (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas.
Hoje, a TOMRA está liderando a revolução dos recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados e reutilizados para possibilitar um mundo sem desperdício. As divisões de negócios da empresa são TOMRA Food, TOMRA Recycling e TOMRA Collection.
A TOMRA possui aproximadamente 105.000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de cerca de 12 bilhões de NOK em 2022. O Grupo emprega 5.000 pessoas globalmente e está listado na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, na Noruega.
Para mais informações sobre a TOMRA, visite www.tomra.com