Por Katherine Rivas, da Envolverde –
Ambev investe 1 bilhão de dólares na campanha pelos próximos nove anos.
Comemorando a responsabilidade social a Ambev mobilizou hoje (16/9) 34 mil funcionários em todo o Brasil para levar aos mercados e bares a mensagem do consumo responsável de bebidas alcoólicas. A iniciativa internacional conscientizou 1 milhão de pontos de venda nos estados brasileiros.
Conhecido como o Dia de Responsa, o projeto acontece há 7 anos e tem três pilares: Evitar que menores de 18 anos consumam bebidas alcoólicas, que as pessoas bebam e dirijam e evitar o consumo excessivo. A campanha de 2016 é a maior realizada até hoje.
Bernardo Paiva, presidente da Ambev, junto à diretoria e aos funcionários saíram cedo às ruas para distribuir materiais informativos e conversar com os donos dos locais. Paiva diz que é necessário divulgar a cultura da moderação e afirma que a empresa não tem interesse no lucro que provem de produtos consumidos indevidamente.
Só no centro da cidade, locais como a Lanchonete Kuroda, que opera desde 1979, o Bar do Adailton e a hamburgueria Arcos, receberam a visita do grupo. Gerente da Lanchonete “Gaúcho” há seis anos, Janaina Faria presenciou a iniciativa e a qualificou como um incentivo para reagir e cumprir a lei. “Fico feliz com este tipo de atitude. Promover o consumo consciente é uma responsabilidade da sociedade, mas é importante que nós vendedores ajudemos com algo que preocupa a muitas pessoas lá fora”, comenta.
Com um investimento de 1 bilhão de dólares a Ambev estabeleceu um conjunto de metas para reforçar o consumo inteligente nos próximos nove anos. Uma destas é que 20% da produção total seja de baixo teor alcoólico até 2025. A Brahma Zero faz parte desta estratégia e foi idealizada para o público que precisa dirigir durante os encontros sociais. “Estamos no processo de habituar o consumidor a esta experiência. Temos certeza que quando eles provarem vão querer difundir”, diz Paula Lindenberg. vice-presidente de Marketing da Ambev.
Outras iniciativas são o Bar da Responsa, programa que treina profissionais de bares e eventos sobre as diretrizes do consumo. E o Na Responsa, que junto à ONG´s parceiras fomenta a educação e orienta jovens de baixa renda a evitar o consumo de álcool. Desde 2010, 22 mil jovens já foram capacitados.
Iniciando por Brasília, a Ambev reafirmou o seu compromisso de diminuir em seis cidades o consumo nocivo de bebidas alcoólicas em 10% até 2020.
Também criou o Movimento Paulista de Segurança de Trânsito para reduzir o número de vítimas por acidentes fatais. O convênio que investe em projetos de fiscalização está hoje em 15 municípiostais como Itanhaém, Jacareí, Barretos, Ribeirão Preto e Sorocaba, entre outros.
Até 2020 todas as embalagens da empresa terão mensagens sobre consumo responsável.
Água e Sustentabilidade
A Ambev prioriza a preservação da água. Nos últimos 13 anos reduziu em 40% o consumo de agua na produção. Em 2015 alcançou a meta de 3,2 litros de agua para cada litro de bebida elaborada.
Participa também do Projeto Bacias no Distrito Federal desde 2010 em parceria com a WWF Brasil recuperando 4 nascentes e 150 m² de agroflorestas (6000 mudas de árvores plantadas). O projeto foi expandido para São Paulo em 2013 nas bacias de Jaguariúna.
“O consumidor está mais consciente. Todos querem um mundo melhor, isso é um desafio”, completa Bernardo Paiva. (#Envolverde)