ODS 17

Dia do Trabalhador Rural: startup capacita produtor familiar vulnerável

O levantamento do Censo Agropecuário de 2017, último da série histórica, revela que o setor é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. A pesquisa também apontou que 77% dos estabelecimentos agrícolas do País foram classificados como de agricultura familiar.

Foto: ManejeBem/Divulgação
Foto: ManejeBem/Divulgação

O Dia do Trabalhador Rural, comemorado no dia 25 de maio, acende uma luz sobre a importância da agricultura familiar no Brasil. O levantamento do Censo Agropecuário de 2017, último da série histórica, revela que o setor é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. A pesquisa também apontou que 77% dos estabelecimentos agrícolas do País foram classificados como de agricultura familiar.

O setor se destaca como produtor de alimentos, em especial pela produção de milho, mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças. Pensando nessa fatia importante de trabalhadores, a ManejeBem, startup especializada na medição, rastreamento e atingimento de metas ESG, segue elaborando projetos de impacto para grandes corporações, aumentando a capacitação e o nível de sustentabilidade de comunidades rurais em situação de vulnerabilidade. Através da execução de 19 projetos tecnológicos, impactou direta e indiretamente 300 mil produtores de 17 estados e 209 municípios brasileiros, no segundo semestre de 2023.

Para a CEO e fundadora da ManejeBem, Juliane Lemos, os dados revelam o empenho e dedicação do trabalho feito em conjunto. “Ao longo desses seis anos, desenvolvemos uma abordagem mais centrada no usuário, trabalhando em estreita colaboração com os produtores para entender suas demandas e desafios específicos. Isso nos permitiu criar soluções mais eficazes e personalizadas, que realmente atendem às necessidades do campo”, disse.

A abordagem dos projetos da startup é mais centrada no usuário, trabalhando em estreita colaboração com os produtores para entender as demandas e desafios específicos. Isso permitiu a criação de soluções mais eficazes e personalizadas. O ManejeChat, por exemplo, foi criado uma tecnologia disruptiva criada para coletar e fornecer informações sobre o pequeno produtor familiar de forma sistematizada e confiável. O Aplicativo já atigiu a marca de mais de 1 milhão de acesso desde a fundação da startup, em 2018. 

A Escala de Sustentabilidade ManejeBem (ESM) mede, monitora e rastreia impactos sociais, econômicos, ambientais e agronômicos de comunidades rurais. A Inteligência Artificial, utilizada pela startup, ajuda a estreitar a relação entre o produtor rural e a assistência técnica digital. Outros projetos estão espalhados pelo Brasil, como Guaraná de Maués (AM), Assistex Produtor Familiar (PA), ManejeCacau (BA), Lúpulo (SC), Semear (SP) entre outros.

A produtora rural familiar de Jundiaí/SP, Maria Rosa Joaquim, é uma das impactadas pelas startups. “Com a ManejeBem, sempre tem alguém à disposição para tirar nossas dúvidas. Quero contribuir com o turismo rural, gerando emprego para os nossos jovens terem expectativa de vida futura e mais inovação na agricultura, além de ajudar a combater a fome. E a ManejeBem vai me ajudar a chegar lá”, salientou.

Os produtores atendidos pelos projetos também tiveram renda familiar com aumento de até 300% no segundo semestre de 2023. Esses impactos socioeconômicos mostram a dimensão da startup durante esses anos de trabalho. Além disso, com conteúdo e plantão agronômico no site oficial da startup, mais de 5,2 milhões de produtores, técnicos agrícolas, agrônomos e estudantes foram impactados em todo Brasil. 

Envolverde