Empresas

Edital Fundo Itaú Excelência Social divulga resultado

Foram selecionados projetos com atuação em Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação para o Trabalho.

Por Redação da Envolverde*

Oito organizações da sociedade civil (OSCs) foram selecionadas pelo Edital do Fundo Itaú Excelência Social para receberem apoio técnico e financeiro. Os projetos sociais selecionados são de São Paulo (SP), Diadema (SP), Paraty (RJ), Petrópolis (RJ), Fortaleza (CE), Santarém (PA), Belterra (PA) e Sapé (PB). As OSCs atuam nos segmentos de Educação Infantil, Educação Ambiental e Educação para o Trabalho.

As organizações selecionadas têm foco no atendimento direto às crianças e adolescentes e desenvolvem projetos sociais que estão em execução há mais de dois anos, sem interrupções.

O Fundo Itaú Excelência Social disponibiliza 50% de sua taxa de administração para o apoio a ações sociais, selecionadas por meio do edital lançado anualmente. Desde a sua criação em 2004 até o final de 2016, foram destinados mais de R$ 29 milhões a projetos educacionais desenvolvidos por 165 OSCs, beneficiando mais de 36,5 mil crianças e jovens, além de 3,4 mil educadores.

“Os projetos foram selecionados de acordo com o seu potencial para impactar as comunidades e com a capacidade de gestão da OSC. Os recursos disponibilizados irão beneficiar quase 4 mil pessoas, entre crianças e adolescentes, de diversas regiões do Brasil”, explica a Coordenadora da Área de Fomento da Fundação Itaú Social, Camila Feldberg.

Foto: Shutterstock

Conheça os projetos selecionados:

Categoria Educação Infantil

• Associação Aliança de Misericórdia
Projeto: Centro de Educação Infantil São Miguel Arcanjo
Local: São Paulo (SP)
Público beneficiário: 98 crianças entre 1 e 5 anos, moradoras do município de São Paulo (SP), em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Resumo do programa: promover a socialização das crianças por meio de acesso a bens e serviços de cultura, lazer e educação; despertar na criança o desejo de adquirir novos saberes e competências; sensibilizar os familiares da importância do processo educacional na vida das crianças. O programa acontece em uma unidade no bairro Bom Retiro, região central de São Paulo. A maioria das crianças atendidas são de famílias moradoras da Favela do Moinho, localizada entre linhas de trem da CPTM, e cortiços da região em habitações precárias.

• Associação Comunitária Nova Vida

Projeto: Projeto Educação Infantil
Local: Sapé (PB)
Público beneficiário: 130 crianças, na faixa etária de 3 meses a 5 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, moradores da região de Sapé e entorno (PB).

Resumo do programa: contribuir com o desenvolvimento integral de crianças, para que desenvolvam habilidades motoras e lúdicas na melhoria de sua aprendizagem; promover por meio das ações lúdicas momentos com as crianças e seus familiares para contribuir na redução da agressividade; e proporcionar as crianças ações que contribuam para uma melhor participação em grupo, com respeito e partilha entre si, promovendo a união das crianças no ambiente de aprendizagem.

• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santarém – APAE Santarém

Projeto: Facilitando o Desenvolvimento Infantil através do Lúdico e Do Clínico
Local: Santarém (PA)
Público beneficiário: 140 crianças de 0 a 5 anos com deficiência intelectual, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da cidade de Santarém (PA) e de comunidades ribeirinhas da Amazônia (PA).

Resumo do programa: desenvolver ações que promovam a qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autismo; oferecer atendimentos de habilitação, reabilitação e prevenção; e desenvolver as potencialidades humanas, sociais e da vida prática e diária da criança com deficiência intelectual e múltipla por meio de ações educativas, respeitando o processo e as necessidades de cada uma. A criação do programa se deu devido ao alto índice de bebês com paralisia cerebral, síndrome de down, deficiências múltiplas e atraso no desenvolvimento no território.

Categoria Educação Ambiental

• Associação Cairuçu

Projeto: Educação e Meio Ambiente
Local: Paraty (RJ)
Público beneficiário: 1.334 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, moradores de Paraty (RJ), a maioria em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Resumo do programa: sensibilizar crianças e adolescentes para a conservação da avifauna local e dos ambientes naturais; promover a agricultura orgânica para a melhoria da saúde e do meio ambiente; e estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis para problemas de saneamento e energia, envolvendo também as famílias das crianças e adolescentes participantes do programa. Surgiu a partir do interesse e participação das comunidades nas diversas atividades pontuais voltadas à preservação ambiental realizadas desde a criação da organização em 2002. Com isso, essas ações foram se fortalecendo e desde 2014 o programa atua em três linhas/projetos: Aves de Paraty, Horta educativa e Consciência limpa.

• Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis: grupo ação, justiça e paz

Projeto: Articulação – Arte, Educação, Cidadania e Ecologia
Local: Petrópolis (RJ)
Público beneficiário: 134 adolescentes e jovens, na faixa etária de 8 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Resumo do programa: fortalecer o protagonismo dos participantes do projeto e suas comunidades; articular de ações conjuntas com parceiros importantes no município na construção e atuação em redes socioambientais; e atuar na formação de jovens nas comunidades que abrigam os núcleos do projeto com relação à temática ambiental. Sensibilizar crianças e adolescentes de comunidades periféricas atingidas por desastres socioambientais, para visões de mundo mais conscientes e solidárias, que se expressem no cotidiano e em todas as suas relações.

Categoria Educação para o Trabalho

• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Diadema – APAE DIADEMA
Projeto: Qualificação Profissional para Jovens com Deficiência Intelectual
Local: Diadema (SP)
Público beneficiário: 92 jovens com deficiência intelectual leve ou moderada, na faixa etária de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, moradores de Diadema.

Resumo do programa: promover a formação profissional para os jovens com deficiência intelectual; e, ampliar a possibilidade de inclusão social e autonomia desses jovens por meio do trabalho. Há 10 anos a organização oferece qualificação profissional aos jovens com deficiência intelectual e encaminha-os para processos seletivos nas empresas da região que necessitam cumprir a Lei nº 8.213/91 (cota para pessoas com deficiência). Atualmente atende 92 adolescentes e jovens de todo o município, divididos em dois projetos: sócio ocupacional com os participantes que ainda não estão aptos para a formação e ingresso no mercado de trabalho e o jovem aprendiz para aqueles que já apresentam interesse e condições para empregos formais.

• Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental – Projeto Saúde e Alegria

Projeto: Jovens Empreendedores Tapajós
Local: Santarém e Belterra (PA)
Público beneficiário: 62 jovens, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos das cidades de Santarém e Belterra (PA).

Resumo do programa: fortalecer o trabalho em rede dos jovens e ampliar os espaços de participação social, exercício da cidadania e atitude empreendedora; apoiar a construção de novos processos de geração de renda para os jovens, com ênfase no uso e adoção de soluções que adotem tecnologias e inovação; e, oferecer mentoria e acompanhamento de propostas inovadoras e de fomento a geração de emprego e renda em áreas tecnológicas para os participantes. A proposta do programa surgiu da constatação que no momento em que estão construindo seu projeto de futuro, os jovens acreditam que a única perspectiva de melhores condições de vida é a urbana. Com isso, migram para os centros urbanos em busca de empregos e/ou continuação dos estudos, mas, a maioria não alcança os objetivos esperados, pois não estão qualificados para concorrer no mercado do trabalho e, sem recursos financeiros para se manter, não conseguem prosseguir nos estudos, passando a conviver com outros problemas sociais.

• Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional – IDESQ

Projeto: Jovem Aprendiz IDESQ/Primeiro Passo
Local: Fortaleza (CE)
Público beneficiário: 1.821 jovens de 14 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos da cidade de Fortaleza e municípios circunvizinhos (CE).

Resumo do programa: realizar a qualificação profissional de aprendizagem; inserir todos os jovens no mercado de trabalho, na condição de aprendizes; e garantir a conclusão do ensino médio de todos os participantes. Um dos cursos oferecidos pelo programa é o de assistente administrativo com carga horária de 1.280 horas, sendo 400 horas na organização, cursando disciplinas como por exemplo, trabalho em equipe, comunicação oral e escrita, direito trabalhista e qualidade na prestação de serviços administrativos, e 800 horas práticas nas empresas como jovem aprendiz. Os outros cursos, Alimentador de linha de produção e Vendedor do comércio varejista, seguem a mesma lógica e carga horária. (#Envolverde)

* Com informações do Fundo Itaú.