Com a tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias, impactando mais de 80 mil famílias, conforme o mais recente boletim da Defesa Civil do estado, diversas empresas têm se empenhado para auxiliar neste momento delicado. A Blip, plataforma de inteligência conversacional entre marcas e seu público nos aplicativos de mensagens, e a Dawntech, empresa gaúcha de consultoria de desenvolvimento de assistentes virtuais, criaram um contato inteligente no WhatsApp capaz de conectar e divulgar informações de pessoas e pets desaparecidos ou resgatados. Além disso, também é possível demonstrar interesse em oferecer lar temporário para animais, ver informações sobre abrigos e saber sobre como solicitar ajuda ou apoiar na reconstrução do RS.
Nomeado como “SOS Rio Grande do Sul”, o chatbot centraliza em um único número de WhatsApp mais de 70 planilhas de pessoas e pets desaparecidos, buscando a cada hora novas entradas e atualizações de status, além de aceitar o envio de fotos de animais desaparecidos. A centralização das informações ajuda as pessoas a focar em seus esforços em encontrar entes queridos, assim como amplia o alcance de quem quer ajudar: são mais de 100 mil pessoas registradas e mais de 3 mil pets reunidos no contato. Isso foi possível graças à integração com os dados de iniciativas como a Petmapa e buscaresgatados – a Blip e a Dawntech estão abertas para complementar com dados de mais outros projetos.
Desde a disponibilização do contato, no dia 10 de maio, tem sido registrado uma média de pelo menos 100 usuários por dia utilizando a solução. “Como uma empresa do Rio Grande do Sul e que teve parte da equipe afetada pela enchente, nos sensibilizamos e estamos comprometidos em oferecer ajuda durante este momento de calamidade pública. Pensamos em como poderíamos usar nossas soluções e experiência para fazer uma diferença real. Foi então que criamos em conjunto com a Blip um contato inteligente que centraliza as informações e permite outras ações de forma rápida e escalável. Esperamos conseguir alcançar cada vez mais pessoas e contribuir de forma significativa”, comenta Levindo Taschetto, CEO e Founder da Dawntech.
A Dawntech criou e desenvolveu o bot, enquanto a Blip disponibilizou sua tecnologia e plataforma sem custos para as transações de mensagens, além de apoiar na divulgação. “Esse é um momento de mobilização e solidarização de todo o país e umas das formas que temos de apoiar o Rio Grande do Sul é por meio das nossas soluções. Nosso desejo é que famílias, amigos e pets consigam se reencontrar. O WhatsApp possui uma interface já conhecida pelos brasileiros e o contato inteligente “SOS Rio Grande do Sul” ajuda as pessoas a terem acesso a importantes informações de maneira fácil”, afirma Daniel Costa, Chairman & Head of People da Blip. O executivo completa explicando que há uma área proprietária na empresa que atua com impacto social, a Blip Purpose.
A solução desenvolvida possui integração com ferramentas de IA, como uma tecnologia que ajuda a identificar e entender as características das imagens de animais desaparecidos que são enviadas, e também outra para processamento da busca nas diferentes planilhas. Outras funcionalidades que o contato de WhatsApp disponibiliza são o acesso rápido a recursos de apoio aos impactados (como doações e recursos para tutores de pets) e a atualização de hora em hora dos bancos de dados.
Para acessar o contato inteligente, basta falar com o chatbot por meio do número: +55 11 964296974 ou pelo link https://wa.me/5511964296974
Por se tratar de envio de informações pessoais, o compromisso com a privacidade e segurança dos dados dos usuários é prioridade. Antes de iniciar a conversa com o contato, o usuário é informado que ao utilizar o sistema de auxílio a vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul, todas as informações fornecidas serão tratadas de forma confidencial e utilizadas exclusivamente para os fins específicos descritos. Para seguir com o uso do contato, é necessário que o usuário aceite a política de privacidade, disponibilizada em https://www.blip.ai/docs/politica-de-privacidade.
Para buscar desaparecido(a) é preciso:
- Informar o seu nome;
- Informar o seu CEP ou compartilhar localização;
- Selecionar que está buscando uma pessoa;
- Digitar nome completo da pessoa;
- Informar idade aproximada da pessoa;
O bot retorna com nome e localização de pessoas que correspondem às informações fornecidas.
Para adicionar um novo registro de desaparecido, é preciso:
- Informar o seu nome;
- Informar o seu CEP;
- Selecionar se é o registro de pessoa ou pet;
- Para pessoas é preciso informar nome completo, idade ou data de nascimento, gênero da pessoa, altura da pessoa e descrição da pessoa
- Para animais, é necessário cadastrar o nome do pet, espécie do pet (cachorro, gato, outro), porte do pet (pequeno, médio, grande), cor do pet, raça do pet e descrição do animal. É possível enviar uma foto do animal.
Para adotar um pet é preciso:
- Informar o seu nome;
- Informar o seu CEP ou compartilhar localização;
- Selecionar que está buscando um pet;
- Será enviado um link externo com um mapa para verificar a disponibilidade de animais.
Para pesquisar por abrigos:
- É enviado um link para o site https://sos-rs.com/, a maior base de dados com informações de locais para se abrigar. Este sistema conecta as necessidades dos abrigos com as doações em tempo real.
Para Lar temporário:
- Permite que a pessoa se disponibilize a oferecer um lar temporário para pets, uma vez que muitos abrigos já estão cheios ou não permitem animais.
Abrigos
- É enviado um link para o site https://sos-rs.com/, a maior base de dados já criada com informações de abrigos. A solução é fruto de uma startup criada em 6 dias em conjunto com a Secretaria de Inovação de Porto Alegre, a Tecnopuc (PUC-RS) e mais de 100 profissionais que atenderam ao desafio lançado por estas instituições. Este sistema conecta as necessidades dos abrigos com as doações em tempo real.
Reconstrói RS
- São enviadas informações sobre como solicitar ajuda ou ajudar na reconstrução do RS, como doações e apoio de voluntários.