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Google premia iniciativas que potencializam a cidadania

ONGs finalistas do desafio. Foto: Google
ONGs finalistas do desafio. Foto: Google

Empresa distribuiu mais de R$ 10 milhões em Desafio Social que contou com mais de um milhão de votos dos internautas.

Por Neuza Árbocz, especial para a Envolverde*

Um seleto grupo de jurados reunidos na sede paulistana da gigante norte-americana Google decidiu, essa semana, os ganhadores do Desafio de Impacto Social Brasil 2016. Entre os dez finalistas, destacaram-se propostas que promovem a cidadania e o maior envolvimento dos brasileiros na gestão pública do país.  A premiação contou com participação recorde no mundo, com votos de mais de um milhão de internautas nos 1052 projetos inscritos.

Destes, 10 (dois por Região do país), chegaram à etapa final, onde quatro seriam escolhidos para receber R$ 1,5 milhão cada um e tirar do papel a sua ideia para melhorar o Brasil através do uso de tecnologia. A regra do concurso reza que os demais seis receberiam R$ 650 mil, cada um. Mas, devido ao grande participação do público brasileiro e à relevância do tema que escolheu, excepcionalmente, um quinto participante foi agraciado com o valor máximo este ano: o Ipam Amazônia, com sua plataforma para ajudar comunidades indígenas a se adaptar às mudanças climáticas.

Ao lado dele, perfilaram-se para a foto dos ganhadores, a Transparência Brasil (eleita por escolha popular), Vetor Brasil, ITS-Rio e o Instituto Arredondar.

A primeira oferecerá o aplicativo Cadê Minha Escola? para alunos monitorarem a construção de escolas públicas no Nordeste brasileiro com fotos e relatórios. Isto porque, segundo dados de 2014 do Ministério da Educação, embora 83% dos estudantes escolham o ensino público, 20% das obras desses estabelecimentos foram abandonadas ou paradas e 34% enfrentavam atrasos de 277 dias, em média.

Já a Vetor Brasil desenvolverá um portal interativo para ligar jovens com grande potencial a cargos públicos de alto impacto, com testes de interesse, mapeamento de carreira e a meta de alcançar 30 mil beneficiários em seu primeiro ano.

Na mesma linha de fomentar a participação cívica, o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, ITS-Rio, usará os recursos ganhos para ampliar a plataforma Mudamos.org, de engajamento na formulação de políticas públicas. Além disso, lançará um aplicativo de assinaturas digitais certificadas válidas para gerar leis de iniciativa popular, conforme previsto na Constituição. Seu objetivo é alcançar três milhões de brasileiros e criar a primeira delas em 365 dias após o lançamento da ferramenta.

Por sua vez, o Instituto Arredontar planeja alcançar mais de 10 mil pontos de venda ao longo dos próximos dois anos, com seu sistema que permite arredondar para cima os pagamentos em lojas e doar até um real em cada compra para ONGs e projetos sociais.

Receberam a segunda categoria do prêmio, a WWF-Brasil, com softwares e APP de rastreamento coletivo do mosquito  Aedes aegypti, para combater a zika e a dengue;  a Inovagri com um sistema de orientação aos agricultores para não desperdiçar água; a Aliança pela Terra, com uma ferramenta de conexão de pequenos fazendeiros com informações para melhorar seus negócios; a Themis, com um APP para fornecer orientações e conhecimento para trabalhadores (as) domésticos(as) quanto aos seus direitos trabalhistas e a Centro de Valorização da Vida, CVV, com um aplicativo para dinamizar a atenção prestada a pessoas em momentos difíceis, ou à beira do suicídio. (#Envolverde)