Empresas

Grupo Malwee desenvolve técnica que reduz em 98% o consumo de água na produção têxtil

A água, sem dúvida, é um dos recursos naturais mais preciosos do planeta. O Grupo Malwee sabe disso e desenvolveu técnicas que reduzem o consumo desse recurso natural na sua produção têxtil. Afinal, aliar moda com sustentabilidade é um dos compromissos assumidos pela companhia. A inovação mais recente é um processo que economiza, em média, 98% de água se comparado às técnicas tradicionais.

Para chegar a essa redução tão expressiva, a estratégia foi pular a etapa de tingimento, que passou a ser efetuada na fase seguinte, semelhante a uma estamparia. O novo sistema começou a ser usado na produção da coleção Alto Verão 2016, para qual está prevista a produção de 77 modelos feitos por meio desta nova técnica.

“O nosso maior desafio é pensar em moda com inovação e sustentabilidade, oferecendo ao consumidor roupas que também apresentem conforto e design com preço competitivo e muito estilo. Não só na moda, mas em todas as áreas, é fundamental buscar alternativas mais sustentáveis, sejam elas em produto, condições de processo ou matéria-prima. Esse é o ponto principal para que possamos alcançar patamares mais eficientes de abastecimento para uma sociedade que cresce continuamente em um planeta que tem recursos finitos”, destaca Taíse Beduschi, gestora de sustentabilidade do Grupo Malwee.

Reutilização da água

Em Jaraguá do Sul/SC, cidade da unidade matriz do Grupo Malwee, também há na ETE sistemas de membranas para o tratamento de efluentes, que permitem a devolução da água ao Rio Jaraguá com padrões de qualidade acima dos previstos em legislação, e que ainda possibilitam a reutilização no processo de produção.

Adotado em 2012, esse sistema garante a recuperação de até 200 milhões de litros de água por ano e elimina os riscos da fuga de sólidos, aumentando a capacidade de tratamento de efluentes e diminuindo a utilização de insumos químicos no tratamento da água. O volume de água recuperado é aproveitado nos processos de tingimento e lavação.

Plano 2020

Com metas ousadas para os próximos cinco anos, o Grupo Malwee lançou em 2015 o Plano de Sustentabilidade 2020 a fim de direcionar as ações da empresa para o futuro sustentável dos negócios em toda a sua cadeia de valor. O plano está alinhado com a missão, valores e compromissos do Grupo Malwee, como reduzir ao máximo a extração de recursos naturais, preservar ecossistemas e ter as pessoas como fator principal nas questões de sustentabilidade.

Sobre o Grupo Malwee

Com 48 anos de existência e 10 mil colaboradores, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e realiza a gestão das marcas: Malwee, Malwee Brasileirinhos, Carinhoso, Puket, Scene, Enfim, Wee!, Liberta, Zig Zig Zaa e Mercatto. Destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação no campo da sustentabilidade, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do reaproveitamento de garrafas PET como matéria-prima, ao reuso de até 200 milhões de litros de água por ano no processo produtivo. O Grupo conta com 8 unidades fabris, 40 mil pontos de vendas multimarcas e mais de 350 lojas monomarca.