Empresa de moda brasileira é a primeira a ter metas científicas aprovadas por organismo internacional de verificação (SBTi) para redução de emissões de carbono até 2030.
Reconhecida pelo pioneirismo em moda sustentável, o Grupo Malwee – uma das maiores empresas de moda do Brasil, com sede em Jaraguá do Sul (SC) – apresenta, oficialmente, nesta quarta-feira,10 de novembro, seu Plano ESG 2030. O lançamento acontece durante a participação do CEO da companhia, Guilherme Weege, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26).
O documento endossa os compromissos da organização, direcionando sua atuação para grandes desafios enfrentados pela humanidade, entre eles, o enfrentamento ao aquecimento global com metas científicas aprovadas pela Science BasedTargets (SBTi).
“Já reduzimos 75% das emissões nos últimos cinco anos, investindo em energia renovável em nossa operação. Agora, o compromisso é chegar em 2030 com mais 50% de redução, em relação a 2019, e 58% na cadeia”, ressalta Weege.
Além das metas de redução de CO², o Plano 2030 também alinha os negócios da empresa aos conceitos da economia circular e do olhar para o consumidor como principal agente de transformação social.
“Para sustentarmos a vida no nosso planeta precisamos de uma visão voltada para a circularidade. Já temos várias iniciativas e algumas até pioneiras, em moda circular. Mas queremos ir além, envolvendo toda nossa cadeia de valor e nossos consumidores”, afirma Weege.
Entre os desafios da empresa para 2030 está que 100% das roupas fabricadas para as marcas do Grupo Malwee sejam produzidas com matérias-primas e/ou processos sustentáveis, além de promover a reciclagem e a logística reversa em toda sua cadeia de valor.
O Plano ESG 2030 foi construído, de forma participativa, por mais de 100 pessoas entre colaboradores de diversas áreas da companhia, clientes lojistas, consumidores, fornecedores e representantes da sociedade que elegeram os seis temas prioritários de atuação da empresa, entre eles, água, recursos materiais, trabalho digno, diversidade de gênero e de raça.
Este é o segundo compromisso público assumido pelo Grupo Malwee. Em 2015, a empresa foi a primeira do setor de moda brasileiro a lançar um Plano Estratégico de Sustentabilidade com objetivos e metas para cinco anos.
“Estamos em um novo momento. Vivemos um cenário mundial ainda mais desafiador que exige mudanças concretas no jeito de fazer negócio e de nos relacionarmos com o planeta e com a sociedade. Estamos nos desafiando com metas ainda mais ousadas e baseadas na ciência, priorizamos o conceito de circularidade nos negócios”, explica Taise Beduschi, gerente de sustentabilidade do Grupo Malwee.
Malwee Transforma estimula a moda sustentável
Diante dos compromissos da empresa com a agenda 2030 e como uma forma de ir além no desenvolvimento de produtos com menor impacto para o mundo, a marca Malwee – principal marca do Grupo – também lança, na COP 26, o Malwee Transforma.
“Criamos um laboratório para reunir iniciativas e incubar produtos e processos inovadores, que tenham impacto positivo no planeta e utilizem da melhor maneira possível os recursos naturais. O laboratório também será um lugar de encontro para gerar parcerias, fortalecer e disseminar uma nova forma de consumir e produzir moda”, explica Guilherme Moreno, gerente de marketing da marca Malwee.
Segundo ele, esse projeto nasce com quatro frentes de atuação: o desenvolvimento e evolução de produtos e collabs produzidos de um jeito inovador, um hub digital (e futuramente físico) que promova informação e gere conhecimento sobre produtos e práticas mais sustentáveis, uma frente de compartilhamento de informações entre indústrias para promover soluções mais sustentáveis no jeito de produzir moda e uma frente voltada para a capacitação de profissionais que atuem sob esse mindset de moda mais sustentável (em parceria com grandes instituições de ensino).
“Malwee Transforma é uma das iniciativas que vamos promover na Cop26 porque acreditamos que não existe futuro se não cuidarmos do hoje”, conclui.
Pioneirismo em moda sustentável
O cuidado com o meio ambiente e a responsabilidade social estão no centro dos negócios do Grupo Malwee desde a sua fundação, em 1968. Detentora das marcas Malwee, Malwee Kids!, Enfim, Carinhoso e ZigZigZaa, a companhia é pioneira no uso de matérias-primas sustentáveis na produção de roupas e referência em produção de baixo impacto ambiental.
Em 2008, lançou suas primeiras roupas feitas com malha PET, poliéster reciclado de garrafas PET e, em 2011, iniciou o uso de algodão desfibrado, fio produzido com os retalhos de tecido da indústria têxtil.
Além das frentes de uso de resíduos como matéria prima, a empresa aplica os princípios da circularidade em novos modelos de negócio, investimos na qualidade e durabilidade de seus produtos, viabilizando o fomento à venda de roupas de segunda mão e o aluguel de roupas, como é o exemplo da recente parceria com o Roupateca.
O Grupo Malwee também se destacou por lançar inúmeros produtos inovadores e de baixo impacto ambiental como, por exemplo, o jeans produzido com apenas 1 copo de água (98% de redução em relação ao método tradicional) e uma coleção com tingimento natural de extrato de amora.
Por meio das marcas Malwee, Malwee Kids! e Enfim, a empresa leva informação de moda, de impactos e de futuro, fazendo um convite aos consumidores a fazerem escolhas mais conscientes e a praticar um um jeito diferente de consumir.
Confira detalhes das metas do Plano ESG 2030 do Grupo Malwee:
Metas Ambientais
Tema: Mudanças climáticas
As emissões de gases de efeito estufa do Grupo Malwee, calculadas em 2019, correspondem a 118,9 mil ton CO2 eq. No escopo 1 (emissões diretas dentro do Grupo Malwee), representa 6%; escopo 2 (emissões devido ao uso de energia), 2% e no escopo 3 (emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor), 92%. Este último é o nosso principal desafio.
O Grupo Malwee, após uma redução de 75% das emissões de gases de efeito estufa em suas operações, compromete-se em reduzir até 2030:
Meta 1 (redução interna): 50% das emissões de gases de efeito estufa dos escopos 1 e 2 , em relação à 2019
Meta 2 (Redução de Cadeia de Valor):58% as emissões de gases do efeito estufa dos materiais e serviços comprados, por peça de roupa produzida internamente, em relação à 2019
Meta 3: Ser Net Zero até 2050
Tema: Uso de Recursos Materiais
Matérias-primas e Processos: Até 2020, o Grupo Malwee considerava “produto sustentável” todo aquele que possuía mais de 10% de fibras de menor impacto ambiental em sua composição. Já os processos, não havia limite. A partir destes critérios, a empresa alcançou 91% de produtos fabricados com matérias-primas ou processos mais sustentáveis, e 24% dos modelos produzidos com matérias-primas.
Para 2030, aumentou a exigência e será considerado como “produto sustentável” aquele que conter, no mínimo, 30% de matérias-primas sustentáveis em sua composição e/ou apresentarem uma redução de 50% do impacto do processo considerado mais sustentável.
Meta 1:O Grupo Malwee se compromete em ter 100% dos produtos fabricados com matérias-primas e/ou processos com menor impacto ambiental em sua cadeia de produção até 2030.
Meta 1.1: Compromete-se em aplicar crescentemente os princípios da circularidade nos negócios, assim como aumentar o uso de materiais provenientes de processos circulares em suas operações.*
* Meta à ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Embalagens: No último Plano de Sustentabilidade 2020, o Grupo Malwee focou em dar o destino correto e reduzir os resíduos gerados em suas operações. Os esforços continuam, mas, para 2030, acrescentou metas relacionadas aos resíduos dos produtos na ponta da cadeia de consumo e nas pré-cadeias. A partir de agora, darão atenção em como recebem insumos e matérias-primas, mapeando oportunidades de logística reversa e reuso de embalagens de nossos fornecedores.
Meta 2 (Embalagens):Eliminar o uso de plástico de origem fóssil das embalagens de produto, com 100% das embalagens de fonte renovável e reciclável até 2030.
Meta 3 (Cadeia de Valor): Promover a reciclagem e a logística reversa em toda cadeia de valor *
* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Tema: Água
O setor têxtil é responsável por 20% da poluição da água e o Grupo Malwee como grande consumidor, continua sua jornada de redução deste recurso tão essencial para o planeta e a vida humana.
As roupas fabricadas pelo Grupo Malwee utilizam 25% menos água que a média do mercado nacional. Todos os trabalhos implementados nas plantas da empresa, entre 2014 e 2020, permitiram uma redução do consumo total de água, em valor absoluto, em 36%. Há mais de 15 anos investimos na implantação de uma moderna Estação Ecobiológica de Tratamento de Efluentes (foi a primeira deste tipo na América Latina).
Meta 1 (Quantidade): Reduzir em 30% o uso de água captada por peça produzida na nossa indústria até 2030, em relação à 2020.
Meta 2 (Qualidade): Zero substâncias restritas nos efluentes da nossa indústria até 2030 em relação à 2020
Meta 3 (Cadeia de valor): Calcular a pegada hídrica organizacional e promover ações de redução de consumo de água ao longo da cadeia*
* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Metas Sociais
Tema: Trabalho Digno
O Grupo Malwee alcançou em 2020:
● 58% dos fornecedores avaliados;
● 61% dos fornecedores de matéria-prima e serviços auditados;
● 73% das facções certificadas ABVTEX.
Meta 1 (Cadeia de Fornecimento):Garantir 100% de rastreabilidade e transparência das condições de direitos humanos na cadeia de fornecimento até 2030.*
* Esta meta prevê aplicação de tecnologia blockchain ou similar para tornar rastreável e pública toda a cadeia de fornecimento do Grupo Malwee.
Meta 2 (Cadeia de Fornecimento):Manter 100% de fornecedores na categoria de excelência em direitos humanos até 2030.
Meta 2.1: 100% de fornecedores críticos certificados*
Meta 2.2:Tolerância zero para violação em toda a cadeia de fornecimento: trabalho análogo ao escravo, trabalho infantil, assédio e estrangeiro irregular.
*Fornecedores críticos são todos os fornecedores com alto risco de violação dos direitos humanos nas suas atividades: facções, privatelabel nacional e importado.
Meta 3 (Interna): Estruturar ações internas para avançar na promoção do salário digno*.
* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Tema: Equidade de Gênero
Nosso retrato de 2020 apresenta:
● 66% de mulheres no nosso quadro de colaboradores
● 68 % ocupando cargo de coordenação
● 30% gerência
● 17% diretoria
Meta 1 (Interna): No mínimo 50% de mulheres em todos os níveis de liderança até 2030.
Meta 2 (Interna):Equidade salarial entre gêneros em todas as camadas funcionais até 2030.
Meta 3 (Cadeia de valor):Estimular a cadeia de valor a adotar as metas de equidade de gênero e fomentar o desenvolvimento das mulheres empreendedoras.*
* Ampliar programas de empreendedorismo, como o do SEBRAE, para o multimarca e em facções, com foco em mulheres.
* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Tema: Diversidade Racial
O cenário em 2020 apresenta que apenas 0,6% dos nossos colaboradores se identificam como pessoas negras. Entende-se que o Grupo Malwee tem uma grande jornada para alcançar suas metas de equidade racial a fim de refletir a representatividade regional das localidades onde se encontra. A empresa está estruturando seu primeiro censo para conhecer melhor sua realidade e traçar suas estratégias para o alcance de suas metas.
Meta 1 (Interna):Ter no mínimo 35% de pessoas negras e/ou indígenas no quadro geral de funcionários até 2030
Meta 2 (Interna): Alcançar a representatividade regional refletida na companhia até 2030
Meta 3 (Cadeia de Valor):Fomentar a equidade de raça e inclusão na cadeia de valor, estimulando o letramento racial até 2025*
* Meta a ser definida na revisão do Plano ESG em 2025
Sobre o Grupo Malwee
Fundado em 1968, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil, proprietária de marcas reconhecidas no mercado nacional: Malwee, Malwee Kids!, Enfim, Carinhoso e ZigZigZaa. A empresa destaca-se pelo pioneirismo e notória atuação em moda sustentável, incorporando tecnologias e processos inovadores que vão do uso de matérias-primas de menor impacto ambiental à preservação de 4,2 milhões de metros quadrados de áreas verdes em Santa Catarina. Pela sua atuação ética e responsável, figura entre as 20 marcas de moda mais transparentes do mundo, segundo o Índice de Transparência da Moda (ITM). O Grupo Malwee possui 3 unidades fabris, 4,2 mil funcionários e está presente em 90% dos municípios brasileiros e em canais digitais.
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