Empresas

Honda Energy comemora seu melhor mês de produção com 6.121 MW

Primeiro parque eólico da fabricante no mundo reduz emissão de 2,2 mil toneladas de CO2 ao ano na planta de Sumaré

Xangri-Lá (RS), 5 de junho de 2015 – O parque eólico da Honda Energy do Brasil registrou, no mês de maio, o melhor desempenho desde a sua inauguração, em novembro do ano passado. Ao todo, foram gerados mais de  6.121 MW de energia limpa no período. O resultado, além de atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica de automóveis de Sumaré, que opera na capacidade máxima, também gerou energia excedente que foi vendida para o mercado livre.

A previsão é de resultados ainda melhores para os próximos meses, principalmente com o fato de que os ventos são mais favoráveis durante as estações mais frias do ano. “Esse é o primeiro parque eólico da Honda no mundo e tem sido um aprendizado diário. Os resultados têm atendido às nossas expectativas e estamos orgulhosos de ver os nossos automóveis nascerem a partir do uso de energia 100% limpa e renovável”, comenta Carlos Eigi, presidente da Honda Energy do Brasil.

Com o parque eólico de Xangri-Lá, que tem o objetivo de suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, a Honda deixará de emitir 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, cerca de 30% do total gerado pela planta de carros, que tem capacidade produtiva anual de 120 mil unidades.

Investimento constante em sustentabilidade 

O investimento constante em ações que reduzam os impactos ambientais das suas atividades e produtos é premissa da Honda. A empresa tem como meta global a redução de 30% das emissões de CO2 geradas em suas atividades até 2020. Para atingir esse objetivo, a Honda South America investiu aproximadamente R$ 164 milhões nas operações de motocicletas, produtos de força e automóveis no Brasil desde 2011.

Em todas as unidades da Honda no mundo, o nível de CO2 emitido é constantemente monitorado, com planos de melhoria contínua. Os conceitos de Green Factory, Green Logistic, Green Dealer e Green Office adotados pela empresa consolidam ações de redução dos impactos ambientais em toda a cadeia produtiva, desde seus fornecedores, passando pelas fábricas e transporte de seus produtos até a rede de concessionárias.

No Amazonas, onde está localizada a fábrica de motocicletas, a Honda mantém duas reservas ambientais que preservam mais de 900 hectares de mata nativa e 3.015 hectares de árvores derivadas de reflorestamento, especialmente algumas espécies ameaçadas de extinção. Essas reservas tem capacidade de neutralizar o equivalente ao dobro de CO2 emitido anualmente pela fábrica de motocicletas.

Sobre o grupo Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a produção de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para 2015. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no país, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que irá suprir toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No país, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca.