No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Accor, líder mundial em hospitalidade e referência em sustentabilidade, reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social por meio de diversas iniciativas e inovações tecnológicas. Os hotéis da rede nas Américas estão ativamente contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo um turismo mais verde e consciente.
O setor de turismo enfrenta uma série de desafios ao adotar práticas mais sustentáveis, desde custos até questões logísticas e culturais. No entanto, a Accor se destaca na capacidade de driblar esses desafios, empregando estratégias colaborativas para superar essas barreiras e integrar a sustentabilidade em todas as etapas das operações, desde a reserva até o check-out, garantindo uma experiência de hospedagem eco-friendly.
Confira algumas das iniciativas dos hotéis Accor nas Américas:
Redução de emissões de carbono e gestão de resíduos:
– O Novotel Itu Golf & Resort no Brasil, utiliza um queimador de biomassa movido a lenha de fontes sustentáveis para aquecer piscinas e água, reduzindo o consumo de 369 kg de GLP em oito meses, economizando R$624.383,61 e mitigando significativamente as emissões de carbono.
– O Pullman Rosário, na Argentina, implementou um Green Point de reciclagem e separação de lixo, com previsão de reciclar 84.796 kg de lixo em 2024. Este compromisso se estende além dos materiais convencionais, abrangendo a reciclagem de resíduos tecnológicos, como 38kg de pilhas e 200 litros de óleo para produção de biodiesel.
– Como medida para redução de desperdício de alimentos, hotéis da rede como o Pullman Guarulhos, fazem doações para a ONG Comida Invisível, buscando reduzir em 80% o desperdício de alimentos, selecionando itens de qualidade para venda na plataforma Food to Save e doando o restante para ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade.
– O setor de Alimentos & Bebidas é a segunda maior fonte de emissões de carbono. Para reduzir esse impacto, a Accor incentiva a alimentação plant-based, com 72% dos hotéis nas Américas oferecendo opções à base de plantas, diminuindo a pegada de carbono e promovendo a sustentabilidade.
Conservação de água e energia
– Estações de Tratamento de Água Cinza (GWTP) foram instaladas em mais de 45% dos hotéis da rede, permitindo o tratamento e reutilização da água cinza para fins como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Seguindo essa iniciativa, o Novotel Itu, reutilizou 4.4 milhões de litros de água cinza em 2023.
– Hotéis da rede estão promovendo o uso de energia renovável através da instalação de painéis fotovoltaicos e terminais de carregamento elétrico para carros. Além disso, estabeleceram parcerias com táxis movidos a energia híbrida, ampliando assim a adoção de tecnologias eco-friendly.
Eliminação de plásticos de uso único:
– Em vários hotéis da rede, há dispensadores de água e garrafas reutilizáveis disponíveis para hóspedes e funcionários, promovendo uma abordagem responsável ao consumo de água e eliminando a utilização de itens de plástico de uso único na experiência dos hóspedes. Atualmente, 85% dos hotéis das Américas implementaram essa prática, eliminando mais de 57 itens de plástico de uso único. Hotéis como Mercure Belo Horizonte Lourdes e ibis Maringá, no Brasil, e Novotel Santiago Providencia e Novotel Santiago Vitacura, no Chile, são alguns exemplos que adotaram essa iniciativa.
Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, destaca que a data não é apenas uma celebração, mas um momento crucial para refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais e as ações necessárias para conservá-los. “Acreditamos que ações efetivas de conscientização e preservação ambientais são fundamentais para o futuro do planeta e da própria indústria de hospitalidade. Por meio de iniciativas inovadoras e práticas responsáveis, estamos liderando o caminho para um turismo mais verde e socialmente responsável”.