ODS 17

Hotéis da Accor nas Américas driblam desafios e promovem iniciativas sustentáveis

Landscape of limestone karsts in Phang nga bay at sunrise. Unseen place of "Samed Nangshe" or "Samet Nangchee" in Phang Nga province, Thailand.
Landscape of limestone karsts in Phang nga bay at sunrise. Unseen place of "Samed Nangshe" or "Samet Nangchee" in Phang Nga province, Thailand.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, a Accor, líder mundial em hospitalidade e referência em sustentabilidade, reafirma seu compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social por meio de diversas iniciativas e inovações tecnológicas. Os hotéis da rede nas Américas estão ativamente contribuindo para a redução das emissões de carbono e promovendo um turismo mais verde e consciente.

O setor de turismo enfrenta uma série de desafios ao adotar práticas mais sustentáveis, desde custos até questões logísticas e culturais. No entanto, a Accor se destaca na capacidade de driblar esses desafios, empregando estratégias colaborativas para superar essas barreiras e integrar a sustentabilidade em todas as etapas das operações, desde a reserva até o check-out, garantindo uma experiência de hospedagem eco-friendly.

Confira algumas das iniciativas dos hotéis Accor nas Américas:

Redução de emissões de carbono e gestão de resíduos:

 O Novotel Itu Golf & Resort no Brasil, utiliza um queimador de biomassa movido a lenha de fontes sustentáveis para aquecer piscinas e água, reduzindo o consumo de 369 kg de GLP em oito meses, economizando R$624.383,61 e mitigando significativamente as emissões de carbono.

 O Pullman Rosário, na Argentina, implementou um Green Point de reciclagem e separação de lixo, com previsão de reciclar 84.796 kg de lixo em 2024. Este compromisso se estende além dos materiais convencionais, abrangendo a reciclagem de resíduos tecnológicos, como 38kg de pilhas e 200 litros de óleo para produção de biodiesel.

 Como medida para redução de desperdício de alimentos, hotéis da rede como o Pullman Guarulhos, fazem doações para a ONG Comida Invisível, buscando reduzir em 80% o desperdício de alimentos, selecionando itens de qualidade para venda na plataforma Food to Save e doando o restante para ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade.

 O setor de Alimentos & Bebidas é a segunda maior fonte de emissões de carbono. Para reduzir esse impacto, a Accor incentiva a alimentação plant-based, com 72% dos hotéis nas Américas oferecendo opções à base de plantas, diminuindo a pegada de carbono e promovendo a sustentabilidade.

Conservação de água e energia

 Estações de Tratamento de Água Cinza (GWTP) foram instaladas em mais de 45% dos hotéis da rede, permitindo o tratamento e reutilização da água cinza para fins como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Seguindo essa iniciativa, o Novotel Itu, reutilizou 4.4 milhões de litros de água cinza em 2023.

 Hotéis da rede estão promovendo o uso de energia renovável através da instalação de painéis fotovoltaicos e terminais de carregamento elétrico para carros. Além disso, estabeleceram parcerias com táxis movidos a energia híbrida, ampliando assim a adoção de tecnologias eco-friendly.

Eliminação de plásticos de uso único:

 Em vários hotéis da rede, há dispensadores de água e garrafas reutilizáveis disponíveis para hóspedes e funcionários, promovendo uma abordagem responsável ao consumo de água e eliminando a utilização de itens de plástico de uso único na experiência dos hóspedes. Atualmente, 85% dos hotéis das Américas implementaram essa prática, eliminando mais de 57 itens de plástico de uso único. Hotéis como Mercure Belo Horizonte Lourdes e ibis Maringá, no Brasil, e Novotel Santiago Providencia e Novotel Santiago Vitacura, no Chile, são alguns exemplos que adotaram essa iniciativa.

Antonietta Varlese, SVP de Sustentabilidade e Comunicação Accor Américas na divisão Premium, Midscale & Economy, destaca que a data não é apenas uma celebração, mas um momento crucial para refletir sobre a importância da preservação dos recursos naturais e as ações necessárias para conservá-los. “Acreditamos que ações efetivas de conscientização e preservação ambientais são fundamentais para o futuro do planeta e da própria indústria de hospitalidade. Por meio de iniciativas inovadoras e práticas responsáveis, estamos liderando o caminho para um turismo mais verde e socialmente responsável”.

Envolverde