A BM&FBOVESPA e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) apresentaram nesta terça-feira (23), na FGV, as novidades sobre o processo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) para 2015 e uma avaliação dos 10 anos de sua criação. Iniciativa pioneira, o ISE busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável e estimular a responsabilidade ética das corporações.
Entre os principais destaques do novo questionário estão uma maior ênfase ao posicionamento estratégico das empresas em relação à sustentabilidade e à geração de valor compartilhado, com a criação de novo critério que reforça a importância do posicionamento das grandes empresas frente às mudanças que virão com o avanço da ‘economia verde’ e o aumento das demandas da sociedade por sustentabilidade. O objetivo é identificar empresas que, indo além da excelência na gestão de impactos, estão de fato analisando seus modelos de negócios e portfólios de produtos, visando uma relação de sinergia com os novos tempos: quanto maior a demanda por sustentabilidade, melhor para a empresa, e quanto maior a atividade da empresa, melhor para a sustentabilidade.
Em 26/06/2015 será divulgado o questionário a ser respondido pelas empresas candidatas a compor a 11ª carteira do ISE, que vigorará durante todo o ano de 2016. O período de respostas vai de 20/07 a 28/08/2015, e as inscrições, que já estão abertas, vão até 14/08/2015. Podem participar as empresas emissoras dos 200 papéis mais líquidos da BVMF. A “Plataforma de Indicadores do ISE” poderá ser acessada a partir de 26/06 pelo hotsite http://10anos.isebvmf.com.br e oferecerá a todos os interessados estatísticas sobre o desempenho das empresas que participaram do processo seletivo do ISE desde seu lançamento, em 2005. (Envolverde)