Por Redação da Envolverde*
02 de setembro de 2016 – O setor de árvores plantadas para fins industriais foi o responsável por proteger 5,6 milhões de hectares de florestas naturais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), segundo levantamento da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e Poÿry, presentes no Relatório Anual da entidade divulgado recentemente.
Assim, considerando que o setor possui 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, as empresas associadas protegeram 0,7 hectare para cada hectare plantado para fins industriais. Além disso, o setor foi responsável por restaurar 45 mil hectares de áreas degradadas.
Para Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá, isso é possível graças às ações adotadas pela indústria florestal com o objetivo de balancear as necessidades da silvicultura com a manutenção da qualidade ambiental.
“Por meio da gestão da paisagem, as empresas do setor garantem a provisão de importantes serviços ambientais, como a regulação do fluxo hídrico, a manutenção de corredores ecológicos e o estoque de dióxido de carbono (CO2)”, afirma ela.
Essas e outras informações sobre as ações socioambientais do setor de árvores plantadas para fins industriais podem ser encontradas no Relatório Ibá 2016, disponível aqui.
SOBRE A IBÁ
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, representa 60 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa -, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais. Saiba mais em www.iba.org.
* Com informações do Ibá.