Paraná, 17 de maio de 2016 – A Klabin, em parceria com a Childhood Brasil, finalizou a primeira etapa de formação do Sistema de Garantia de Direitos do Projeto Puma pela Infância, uma iniciativa que tem como objetivo a prevenção e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes nos municípios do Paraná que compõem a área de influência direta do Projeto Puma: Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba.
O objetivo dessa formação é contribuir para o aprimoramento do atendimento prestado por diversas áreas – saúde, assistência social, educação, organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, poder judiciário, Ministério Público e segurança pública – a crianças e adolescentes em situação de violência sexual, além de contribuir para a prevenção do problema. O curso, com 40 horas de duração, foi desenvolvido por profissionais especialistas na temática da violência contra crianças e adolescentes e abordou temas como infância e adolescência, família, sexualidade, atuação em rede, violências contra crianças e adolescentes, entre outros.
O Projeto Puma pela Infância faz parte de um planejamento realizado pela Klabin na ocasião das obras da Unidade Puma, nova fábrica de celulose da companhia construída em Ortigueira (PR), com um Plano de Ação Socioambiental que identificou as oportunidades e pontos de atenção do que diz respeito aos investimentos sociais da companhia. O Projeto inclui diferentes fases e visa alcançar o maior número de pessoas, informando e sensibilizando sobre a temática da proteção da infância. A iniciativa espera reunir um número alto de agentes de proteção, além de qualificar o atendimento às situações de violência sexual contra crianças e adolescentes nesses municípios.
Em 2015, foram concluídas as duas primeiras etapas do Programa. Na primeira fase, os colaboradores da Klabin e do Projeto Puma receberam orientações sobre a causa e sobre a atuação como agentes de proteção de crianças e adolescentes. Na segunda etapa, foi realizado o diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA) dos três municípios, com objetivo de conhecer os serviços que realizam o atendimento a esse público, suas potencialidades e necessidades.
“Enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, seja ela abuso ou exploração, é papel de todos e vai além da responsabilidade social. Esse é um tema de direitos humanos que deve ser observado por empresas, governo e sociedade. Para nós, da Childhood Brasil, esse engajamento crescente do setor privado no respeito aos direitos demonstra que há uma compreensão cada vez maior, por parte das empresas, de que nenhum negócio pode evoluir sem que crianças e adolescentes estejam também protegidos”, ressalta o Diretor Executivo da Childhood Brasil, Rodrigo Santini.
Sobre a Klabin
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e madeira em toras. Fundada em 1899, possui 15 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. Está organizada em quatro unidades de negócios: Florestal, Celulose, Papéis (papel cartão, papel kraft e reciclados) e Embalagens (papelão ondulado e sacos industriais). Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.
Sobre a Childhood Brasil
A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation (Childhood), instituição internacional criada em 1999 pela rainha Silvia da Suécia para proteger a infância e “garantir que as crianças sejam crianças”. Há dezessete anos a Childhood Brasil luta por uma infância livre de abuso e exploração sexual e, atualmente, executa dois programas próprios e seis projetos. A organização já apoiou 127 projetos por meio de 68 instituições, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas, entre crianças e adolescentes, seus familiares e profissionais de diferentes setores. Além disso, desenvolve programas regionais e nacionais, influencia políticas públicas e transforma a vida de muitas crianças e adolescentes. Também educa os diferentes agentes, orientando-os sobre como agir em relação ao problema, promovendo a prevenção e formando proteção em rede para meninos e meninas. Com sede em São Paulo, a Childhood Brasil é certificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).
(#Envolverde)