Empresas

Marca de shampoo desenvolve embalagem reciclável feita de plásticos retirados dos oceanos

A P&G anuncia no Fórum Econômico Mundial de Davos que a sua marca Head & Shoulders, número um de xampu do mundo, irá produzir a primeira embalagem reciclável feita de plásticos retirados das praias.

Por Redação da Envolverde*

São Paulo, 20 janeiro de 2017 – Todos nós sabemos que ainda enfrentamos um problema muito sério com o descarte inadequado de lixo nas praias, o que acaba afetando não só o nosso meio ambiente, mas também os animais, que muitas vezes acabam ingerindo ou se ferindo com esses resíduos. A estimativa é de que 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nas praias todos os anos, e caso esta tendência se mantenha, até o ano de 2050 teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Pensando nisso, a P&G desenvolveu uma solução em parceria com duas empresas especializadas em soluções ambientais, a TerraCycle e a SUEZ, para transformar materiais plásticos descartados nos oceanos em embalagens recicláveis de xampu da marca Head & Shoulders. Essa edição limitada estará disponível inicialmente na França, mas com planos de expansão para outros países, e terá a maior produção do mundo de embalagens ​​feitas com plásticos pós-consumo coletados nas praias.

É um passo extremamente importante dentro de uma cadeia de fornecimento única, que envolve o apoio de milhares de voluntários e centenas de ONGs na etapa de coleta. Além disso, a P&G anunciou que até o final de 2018 serão produzidos anualmente mais de meio bilhão de embalagens utilizando 25% de plástico reciclado pós-consumo na Europa. Isso representa mais de 90% de todas as embalagens de produtos para cabelo comercializadas.

“Esta parceria representa um passo importante para a TerraCycle. Estamos orgulhosos de trabalhar com uma das maiores marcas do mundo para desenvolver um produto inovador. Criando a primeira embalagem reciclada de shampoo do mundo com plásticos retirados das praias, é uma iniciativa memorável . Com a economia circular ganhando força, esperamos que outras marcas globais trabalhem com soluções verdes e usem sua influência para impulsionar a mudança em benefício do meio ambiente “. Explica Tom Szaky, CEO da TerraCycle.

O projeto vai exigir um fornecimento de 2.6 toneladas de plástico reciclado todos os anos – o mesmo peso de oito Boeings 747 totalmente carregados. O plástico resgatado dos oceanos é notoriamente difícil de coletar e processar porque muitas vezes está disperso e quase degradado e por isso, centenas de organizações e voluntários irão ajudar na coleta em praias, rios, portos e outras vias navegáveis. O plástico será processado pela TerraCycle e enviado para a P&G e as suas sobras serão utilizadas para produzir bancos e mesas de piquenique, que serão doadas a instituições sem fins lucrativos.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 60 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o descarte ambientalmente correto de resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes. De esponjas de limpeza doméstica a fraldas usadas, até hoje a TerraCycle não encontrou nada que não pudesse ser reciclado. No Brasil, mais de 30 milhões de itens pré e pós-consumo já foram reciclados e mais de 500 mil reais doados a escolas e entidades de caridade. Em 2016, a TerraCycle ganhou o prêmio Eco Brasil, o prêmio promovido por Amcham em parceria com o Estadão, é o mais tradicional troféu de sustentabilidade do país. Atualmente, tem parcerias no Brasil com marcas como Faber-Castell, Avon, Colgate-Palmolive, L’Occitane e 3M (Scotch-Brite).

(#Envolverde)

* Com informações da P&G.