Por Juliana Guarexick, da Envolverde –
Como um dos maiores compradores de carne bovina no mundo, a rede tem a responsabilidade de liderar a indústria em direção a práticas mais sustentáveis.
A Arcos Dourados, divisão brasileira da empresa que administra a marca McDonald’s em 20 países da América Latina, anunciou nesta quarta-feira (17) que vai comprar carne de áreas praticantes de pecuária sustentável, na Amazônia. Inicialmente, serão 250 toneladas por ano.
Para Leonardo Lima, Diretor de Sustentabilidade da Arcos Dourados, o anúncio no Brasil representa um do maiores avanços que a companhia tem feito ao longo do tempo. “Para uma empresa que tem mais de 50 anos e pretende continuar líder por mais 100 anos, a nossa ação tem que ser muito produtiva e direta”, ressalta.
Obviamente, a carne é um dos ingredientes principais do cardápio McDonald’s. Lima comenta que o produto é o maior emissor de gases do efeito estufa da operação da rede como um todo. “71% das emissões são provenientes da cadeia de abastecimento. Desse total, 40% vem da carne”, explica.
As 250 toneladas de carne adquirida é um valor irrisório quando comparado as 30 mil ton. que a rede demanda por ano. A companhia se compromete, porém, a dar um passo de cada vez, e assume o compromisso, de que até 2020, 100% dos restaurantes serão abastecidos com carne provenientes de regiões verificadas.
Projeto Novo Campo
A primeira remessa de carne vem do Programa Novo Campo, que fica no município de Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O projeto foi implementado pela empresa Pecuária Sustentável da Amazônia (Pecsa), responsável por captar recursos financeiros e implantar as boas práticas nas fazendas, conjuntamente com o Instituto Centro de Vida (ICV), responsável pelo monitoramento das práticas.
A JBS é parceira do Programa, garantindo a compra e o processamento da carne. A emissão de gases de efeito estufa é calculada e monitorada pelo Imaflora. Os resultados indicam que, por hectare de pastagem, as emissões caíram 20%.
Pecuária Sustentável
Propiciar condições para uma pecuária sustentável, não é mais uma opção, é o único caminho. Os desafios mais relevantes para o setor no Brasil é evitar o desmatamento e aumentar a eficiência e produtividade – produzindo mais na mesma quantidade de terra, respeitado os aspectos éticos, humanos e ambientais.
Em 2011 o McDonald’s desempenhou um papel fundamental de liderança na criação da Mesa Redonda Global para Carne Sustentável (GRSB), responsável por desenvolver um conjunto global de princípios e critérios para a carne bovina sustentável.
O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) também é um dos parceiros da rede nesse sentido. Criado em 2007 com a preocupação em proteger o Bioma Amazônico, tem hoje mais de 60 membros participantes. Além do Brasil, o GTPS ajudou a criar mesas redondas para discutir pecuária sustentável no Canadá, Austrália, Colômbia e EUA. (#Envolverde)