#EuPossoProgramar chega com o objetivo de divulgar a importância das Ciências da Computação na educação das crianças.
A evolução da era digital faz com que seja cada vez mais imprescindível que crianças tenham novas habilidades, muitas delas podem ser aprendidas por meio da Ciência da Computação, inserida nos currículos da educação formal e não-formal. Por isso, e para que milhões de jovens da região possam adquirir um pensamento crítico, lógico e resolução de problemas, a Microsoft apresenta a terceira edição do #EuPossoProgramar, campanha que oferece às crianças e jovens a oportunidade de dar os primeiros passos na programação. No Brasil o lançamento será na abertura do World Congress on Information Technology (WCIT), em Brasília.
Esta iniciativa, que conseguiu que nos últimos dois anos 3 milhões de jovens começassem a aprender programação na América Latina, oferece uma série de cursos online gratuitos, começando com # AHoraDoCodigo, em parceria com a Code.org, que por meio dos personagens do Minecraft ou Ana e Elsa de Frozen, ensina a programar. A etapa seguinte é o Aprendendo a Programar que, em parceria com a Comunidade de TI, oferece cursos mais avançados de programação na nuvem com Azure e Windows. Ao finalizar os cursos, o aluno recebe um certificado eletrônico gratuito da “Microsoft Virtual Academy”.
“Acreditamos que com iniciativas como esta levaremos a Ciência da Computação a um número cada vez maior de jovens que terão acesso a esta poderosa ferramenta para desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que eles consigam não só transformar seu presente, mas também a de suas comunidades”, afirmou Rodolfo Fücher da Microsoft Brasil.
Brasil e América Latina, em geral, possuem uma população jovem, o que exige capacitação para conseguir mais, especialmente se levarmos em conta que o desemprego juvenil na região aumentou nos últimos anos. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que a taxa de desemprego juvenil na América Latina é três vezes maior do que a de adultos.
#EuPossoProgramar é parte da transformação digital que a Microsoft impulsiona no Brasil e no mundo, onde a Ciência da Computação é colocada como a base essencial para a geração de conhecimentos e competências digitais nos jovens. A empresa assume um compromisso de colaborar para que os alunos tenham acesso à aprendizagem e lógica de computação, especialmente em comunidades desfavorecidas, onde por meio de parcerias com educadores e escolas consegue alcançar a população.
No Brasil o programa tem parceria com o Programaê!, iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, criada em 2014, que visa mostrar que todos podem construir e se expressar por meio da tecnologia, reunindo alunos, professores e pais para aproximar a programação de jovens de todo o Brasil.
#EuPossoProgramar posiciona-se como uma oportunidade para crianças e jovens, bem como educadores, adquiram habilidades críticas, raciocínio lógico e resolução de problemas. A Microsoft Brasil convida a todos a aprender a programar entre os dias 03 e 07 de outubro no site www.eupossoprogramar.com.
O programa conta ainda com o apoio do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, e de ONGs como a ATN, CDI/Recode e Trust for the Americas.
Sobre a Microsoft Brasil
A Microsoft está no Brasil há 27 anos e é uma das 110 subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975. Líder em plataforma e produtividade para um mundo “mobile-first, cloud-first”, a companhia tem como missão empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. Desde 2003 a empresa investiu mais de R$ 387 milhões levando tecnologia gratuitamente para cerca de 2.467 ONGs no Brasil, beneficiando vários projetos sociais. O programa YouthSpark já beneficiou mais de 13,6 milhões de jovens brasileiros desde 2012.
(#Envolverde)