Empresas

Novas geladeiras da Ambev ajudam bares a economizar até 30% de energia

Até 2017, 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente pela companhia serão de modelos mais ecológicos.

Por Redação da Envolverde*

Em linha com o compromisso público de reduzir continuamente o impacto de sua operação no meio ambiente, a Ambev faz a reposição de seu parque de refrigeradores por modelos ecoeficientes. Os novos freezers garantem uma economia de até 30% de energia na comparação com os equipamentos atuais. Eles são entregues aos clientes da empresa, como bares, restaurantes e supermercados. Em 2015, foram substituídos mais de 80 mil refrigeradores, garantindo uma redução anual de 2,5 mil toneladas de gás carbônico. Para este ano, está programada a troca de 107 mil equipamentos.

Até 2017, 70% dos refrigeradores adquiridos anualmente pela companhia serão de modelos mais ecológicos. As novas geladeiras são equipadas com controlador de energia, sensor de movimento e de abertura de portas. Com isso, o dono do ponto de venda pode, por exemplo, programar o equipamento para entrar no modo de economia de energia no horário em que o estabelecimento estiver fechado. Assim, os freezers econômicos também “sabem” que hora o bar abre e, com isso, garantem que a cerveja esteja gelada já para o primeiro consumidor do dia.

As geladeiras inteligentes ainda alertam quando a porta está aberta ou quando há alguma falha de funcionamento, como no sistema de resfriamento ou no sensor de temperatura, por exemplo. Dessa forma, qualquer problema é identificado o mais cedo possível, evitando gasto desnecessário de energia. Os equipamentos mais ecológicos usam gás R290, que não agride a camada de ozônio, e são dotados de iluminação por LED, o que traz não só economia adicional de energia da ordem de 4%, em média, mas também dispensa o uso do mercúrio contido na composição das lâmpadas fluorescentes presentes nos equipamentos substituídos. Além da entrega de refrigeradores novos, a Ambev também faz o recondicionamento dos equipamentos antigos, convertendo-os em geladeiras econômicas com a instalação de LED e controlador eletrônico.

“Acreditamos na atuação do trabalho em rede, pois formando parcerias e envolvendo toda nossa cadeira podemos dividir nosso conhecimento em gestão e trazer expressivos retornos ambientais e sociais. A substituição do nosso parque de refrigeradores, além de gerar uma economia financeira para os clientes, reduzem significativamente o impacto de nossa operação meio ambiente. Este é mais um exemplo do que entendemos por sustentabilidade”, afirma Renato Biava, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.

Metas globais

A preservação do meio ambiente é uma prioridade para a Ambev, faz parte da gestão da companhia e do dia a dia das unidades fabris. Graças a um reconhecido Sistema de Gestão Ambiental implantado há 20 anos, todas as fábricas da empresa melhoram continuamente seus índices de ecoeficiência. Com este trabalho interno consolidado, a companhia deu um passo além e, atualmente, desenvolve projetos em prol da preservação do meio ambiente em conjunto com diversos parceiros. Todo esse trabalho tem como base as oito metas ambientais estabelecidas pela empresa. Esses objetivos são compartilhados entre os outros 24 países onde o grupo Anheuser-Busch InBev, do qual a Ambev faz parte, atua.

Além da substituição dos refrigeradores por modelos mais ecológicos, a Ambev tem como metas para 2017: (1) reduzir consumo de água para 3,2 litros para cada 1 litro de bebida produzido; (2) melhorar a gestão de água no cultivo da cevada; (3) com parceiros, participar de medidas para proteger mananciais onde possui fábricas; (4) reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 10%; (5) reduzir o consumo de energia em 10%; (6) reduzir em 100 mil toneladas os materiais usados para as embalagens; e (7) reduzir em 15% as emissões de CO2 na logística. Em 2015, a segunda meta foi alcançada por meio de uma eficiente gestão de recursos hídricos. Na operação brasileira, o consumo já é de 3,17 litros. (#Envolverde)

* Com informações da Ambev.