Empresas

PepsiCo América Latina dobra seu compromisso com reciclagem inclusiva ao lançar “Reciclagem com Propósito”, um programa que promoverá um modelo de economia circular

Para celebrar o Dia Global da Reciclagem, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anunciou o lançamento do “Reciclagem com Propósito”, um modelo de economia circular que promove a reciclagem em toda América Latina e Caribe. Esta iniciativa apoiará o compromisso da PepsiCo em construir um mundo onde os plásticos nunca se tornem lixo, por meio de uma visão sustentável baseada em três pilares: reduzir, reciclar e reinventar.

Mais da metade dos plásticos já produzidos foram feitos nos últimos 16 anos e,[1] dos produzidos a cada ano, apenas 5% são efetivamente reciclados para uso futuro.[2] “Reciclagem com Propósito”, incentiva o engajamento e a educação dos consumidores, promove a reciclagem inclusiva através de um trabalho conjunto com organizações da sociedade civil e fortalece a indústria de reciclagem local.

Por mais de uma década, a PepsiCo América Latina tem se dedicado à reciclagem inclusiva trabalhando lado a lado com a indústria da reciclagem e com os parceiros da sociedade civil, a fim de garantir que os recicladores e suas associações sejam parte integrante dos seus esforços de reciclagem.

A PepsiCo se esforça em alcançar que 100% das suas embalagens sejam recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis até 2025, aumentar o uso de materiais reciclados em embalagens plásticas, reduzir o impacto de carbono nas suas embalagens e aumentar as taxas de reciclagem com a PepsiCo Foundation e seus parceiros. Alguns destaques do avanço da empresa incluem:

  • De 2008 a 2015, junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a IRR (Iniciativa Regional Para A Reciclagem Inclusiva), a PepsiCo atuou em 12 países e beneficiou 17.000 recicladores.
  • Na PepsiCo Latin America Beverages(LAB) 92,9% dos materiais usados são recicláveis. Até 2025, 100% das suas embalagens serão recicláveis.
  • Em parceria com Danimer Scientific, a PepsiCo está desenvolvendo embalagens biodegradáveis. Esse material está atualmente em fase piloto no Chile por meio da marca Lay’s Artesanas.

O lançamento de hoje tem foco no novo programa de recompensa e incentivo ao consumidor em parceria com a ecoins, uma iniciativa originária da Costa Rica que tem o objetivo de aumentar a coleta de materiais PET. O programa permite consumidores trocar seus materiais plásticos por ecoins, uma moeda virtual, que eles podem usar para ganhar descontos em vários produtos e serviços.

“Na PepsiCo, entendemos que as taxas de reciclagem na indústria de alimentos e bebidas são insuficientes. Nós estamos muito comprometidos em fazer parte da solução, principalmente na América Latina e Caribe, onde as taxas de reciclagem estão significativamente abaixo da média global,” disse LaxmanNarasimhan, PepsiCo CCO Global e CEO da PepsiCo América Latina. “Através dessa parceria com ecoins, estamos trabalhando para tornar o plástico sustentável uma realidade na região, criando uma economia circular em que os plásticos se tornem moeda, não lixo.”

Para participar do programa e começar a ganhar descontos, os participantes primeiro criam um perfil virtual onde podem usar seus endereços de e-mail para armazenarem ecoins, como uma conta virtual. Os participantes podem levar materiais limpos, secos e separados para os centros de coleta, onde receberão ecoins em troca dos itens.

“A Ecoins foi criada na Costa Rica e lançada em 2018, em resposta à crescente demanda de consumidores conscientes que queriam participar da solução de problemas ambientais em países que carecem de um sistema adequado de separação, coleta e recuperação de resíduo. Ela integra conceitos como descontos, fidelidade, marketing digital, gamificação, que são tão conhecidos no nosso sistema de consumo, mas a partir de uma nova visão: a da economia circular. A experiência que as ecoins oferecem é a de facilitar a aprendizagem do consumidor sobre o processo da separação de materiais valiosos, ao passo que aumenta o volume e a lucratividade das centrais de coleta”, afirma Karla Chaves, diretora do programa.

Por meio dessa parceria, a PepsiCo apoiará a expansão da plataforma ecoins para 10 países na América Latina nos próximos dois anos, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru, Guatemala e Jamaica. Em 2019, a PepsiCo estima que as ecoins terão 300.000 contas e proverão conscientização de reciclagem para quase um milhão de pessoas através de campanhas estratégicas de mídias sociais abrangendo sete países.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores por mais de 1 bilhão de vezes ao dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 64 bilhões em receita líquida em 2018, impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que inclui Frito-Lay, Gatorade, Pepsi-Cola, Quaker e Tropicana. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla variedade de comidas e bebidas gostosas, incluindo 22 marcas que geram mais de US$1 bilhão cada uma em vendas anuais estimadas no varejo.

Guiar a PepsiCo é a nossa visão de Ser Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, Vencendo com Propósito. “Vencendo com Propósito” reflete nossa ambição de ganhar de forma sustentável no mercado e incorporar esse propósito em todos os aspectos do negócio. Para mais informações, visite www.pepsico.com

Sobre a PepsiCo Latin America

A PepsiCo Latin America é uma divisão da PepsiCo que inclui todos os seus negócios de bebidas, alimentos e snacks na América Latina, abrangendo 34 mercados emergentes e em desenvolvimento. Nossos negócios de snacks, alimentos e bebidas na América Latina incluem as categorias de snacks, bebidas, biscoitos e nutrição, que geraram US$ 7,4 bilhões de dólares em receita líquida em 2018. Nossos negócios de Bebidas na região operam por meio de parceria com 12 grandes engarrafadores.

Sobre ecoins®

ecoins® nasceu na Costa Rica em 2018 como ecolones®, uma iniciativa público-privada encabeçada pela empresa Próxima Comunicación, cujo objetivo é incentivar a economia circular e a cultura de responsabilidade compartilhada. Através de incentivos ao consumidor, o foco da gestão integrada de resíduos muda: de um problema ambiental para uma oportunidade econômica. Além disso, ecoins® permite a participação do cidadão e integra tecnologia e comunicação estratégica. Mais informações em www.ecoins.eco e [email protected]

(#Envolverde)