Primeira fase do programa, conduzido pela Aliança da Terra, que reúne Bayer, Santander, Unilever, Yara certificou 1ª safra de milho e soja no mundo, além de impactar 62 produtores, 1260 funcionários e 152 mil hectares de terra.
Lançado em 2015 por um grupo de empresas – Bayer, Santander, Unilever e Yara -, o Programa Produzindo Certo tem como objetivo aumentar a produção responsável de soja no País, incentivando os produtores a se adequarem à legislação e a atenderem padrões internacionais de conformidade socioambiental.
Os produtores que participam do programa recebem todo apoio necessário para a obtenção da certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy), que reconhece globalmente que a soja foi produzida de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. A obtenção da certificação agrega valor à safra e habilita o produtor a comercializar o grão em mercados altamente exigentes.
“O programa surgiu da necessidade da Unilever Brasil em suprir sua demanda por soja certificada e, para isso, a companhia precisava de um parceiro que tivesse expertise e credibilidade para abordar e orientar os produtores locais. Foi quando nos procuraram para que desenvolvêssemos um programa bem estruturado de certificação de soja no Brasil. O passo seguinte o foi buscar o apoio de outras empresas que atuam com o agronegócio em diferentes frentes – desde o financiamento agrícola até orientação técnica e insumos, – fechando um círculo virtuoso para o agricultor, que teria a garantia de vender os créditos provenientes da certificação para a Unilever Brasil”, afirma Aline Locks, gerente geral da Aliança da Terra.
A 1ª fase da iniciativa que reuniu Aliança da Terra, Bayer, Santander, Unilever e Yara ocorreu entre 2014 e 2015, teve como foco inicial as regiões produtoras de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO) e mapeou mais de 130 produtores com potencial para certificação. Desses 130 produtores mapeados, 62 aderiram ao Programa, totalizando 1.260 funcionários das fazendas e 152 mil hectares impactados pela iniciativa (sendo 103 mil hectares plantados com soja). 38 produtores alcançaram a certificação RTRS, totalizando 186 mil toneladas de soja certificada, 36 mil a mais que a meta proposta pelo programa.
Ao todo são mais de dois milhões de reais comprometidos em adequações socioambientais pelos produtores e mais de dois milhões de hectares de vegetação nativa. O produtor que plantou milho nesse mesmo período também teve o grão certificado, o que faz dele parte do primeiro grupo do mundo certificado no modelo multi crop. Os 38 produtores que atenderam a demanda da certificação vão receber juntos mais de um milhão de reais como resultado da valorização da soja certificada. (#Envolverde)