No dia mundial do meio ambiente, o Programa Benchmarking Brasil que está em sua 13a edição, divulga a lista (em ordem alfabética) das empresas Benchmarking que foram selecionadas para integrar o Ranking 2015. A classificação no Ranking será conhecida no 13o Dia Benchmarking que se realizará em 02 de Julho no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Av. Paulista, 1842 – 25º andar, em São Paulo/SP
O Dia Benchmarking tem programação intensa, das 9h as 22h, com seminário e solenidade para apresentação dos cases (em ordem alfabética) e do Ranking 2015 com as classificações e pontuações de cada case certificado como “Case Benchmarking”. Para ser “Benchmarking” em práticas de sustentabilidade, as organizações submetem seus cases para serem avaliados por uma comissão técnica multidisciplinar de especialistas de vários países que pontuam os cases sem ter acesso ao nome da organização. Os cases que obtém índice técnico (score igual ou superior a 7,1) são certificados e se tornam referências pela inovação e qualidade de suas práticas. A metodologia do Programa Benchmarking Brasil que faz a seleção dos cases tem o reconhecimento da ABNT.
‘Apesar de existirmos há mais de uma década, são poucas as organizações que conseguem passar pelo crivo do Programa e obter score para ter seu case certificado, e reconhecido como Benchmarking em práticas de sustentabilidade”, diz Marilena Lavorato idealizadora da iniciativa. “Benchmarking Brasil é o contraponto ao green washing, e a organização que participa comprova sua coerência (e excelência) avalizada por especialistas de vários países”, encerra.
A XIII edição do Programa Benchmarking Brasil recebeu 58 inscrições, e destes, 28 cases foram certificados como “Cases Benchmarking”. Na lista das empresas Benchmarking 2015 temos organizações de vários ramos e portes, localizadas em todo território nacional.
Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso do país, e também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em encontros técnicos. Este ano, será lançado no mesmo dia e local da apresentação do Ranking Benchmarking 2015, o terceiro volume da série no “BenchMais – As Melhores Práticas em Gestão Socioambiental do Brasil” com a participação de seus principais articulistas, nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg, Mário Mantovani, Paulo Nogueira Neto, entre outros. BenchMais 3 reune 311 cases Benchmarking e 21 artigos. Veja a seguir a lista das empresas Benchmarking 2015.
Ranking Benchmarking 2015 – Ordem Alfabética
Abbott (RJ) – Compostagem de Resíduos Orgânicos Não Perigosos
Alumar (MA) – Otimização de Processos e Gerenciamento Sustentável: Fontes de Energia de um Case de Sucesso
Ambev (SP) – Atuação coletiva para a preservação da água: reutilização de efluentes
ArcelorMittal Tubarão (ES) – Plano Diretor de Águas – A Sustentabilidade do recurso água no cenário de escassez nacional
Avon (SP) – Out of the Box: Otimização da cadeia de Supply Chain
Brasilprev (SP) – Palestras de Educação Financeira – Projetos de Vida na Ponta do Lápis
Braskem (BA) – Sustentabilidade na área de TI
Cargill (SP) – Receita de Sustentabilidade
Casa da Moeda (RJ) – Reflorestamento voluntário para neutralização das emissões de gases efeito estufa
Cemig (MG) – Sistema de informação da qualidade da água
Chesf (PE) – Impressão Verde
Cooperativa Central Aurora Alimentos (SC) – Programa Amigo Energia
Dana Industriais (RS) – Inovação e colaboração para a reciclagem de borracha – a experiência da Empresa
Empresa Suape (PE)- Avanços no Programa de Educação Ambiental (PEA) – Projeto Pedagogia Ambiental (PPA) 2010 a 2014
Fundação Alphaville (SP) – Programa Jovem Sustentável
Fundação Faculdade de Medicina (SP) – Processo de descarte de medicamentos devolvidos por pacientes em um hospital oncológico
Instituto Embratel Claro (RJ) – Tecnologia como ponte para promoção de ações sustentáveis: exemplos da Turma do Sítio
Itaipu Binacional (PR) – Projeto mais peixes em nossas águas
Kinross Brasil Mineração (MG) – Curvas de nível verde como técnica de nucleação para recuperação de áreas degradadas
Pandurata Alimentos (SP) – Projeto Aterro Zero
Petrobras (RJ) – Gestão Energética Predial
Precon Engenharia (MG) – Solução Habitacional: Inovação, industrialização e sustentabilidade
Renova Energia (BA) – Museu do Alto Sertão da Bahia – MASB
Sabesp (SP) – Gestão do Abastecimento de Água em Ambiente de Escassez
Samarco (ES) – Redução de custos com destinação de resíduos através da valorização de materiais
Shahini Planejamento (SP) – Sustentabilidade na Escola
Subprefeitura do Itaim Paulista (SP) – Ação Integrada
Transbrasiliana (SP) – Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental: Caderno do Professor
Sobre o programa Benchmarking Brasil:
Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT, e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.