A novidade da quarta edição é a parceria com a ONG Banco de Alimentos: a cada voto computado, a coordenação do concurso doará o equivalente a 100 gramas de alimentos para a organização.
Por Redação da Envolverde*
São Paulo, 14 de abril de 2016 – O concurso Melhores Quilos do Brasil entrará em uma nova fase, a partir de 18 de abril. Encerradas as inscrições, os clientes dos restaurantes participantes podem votar pelo site www.
Iniciativa de marketing da Unilever Food Solutions, o concurso ganha, em 2016, um componente de responsabilidade socioambiental por meio da parceria com a ONG Banco de Alimentos. A cada voto popular computado, os organizadores vão doar o equivalente a 100 gramas de alimentos para a organização. Para se ter uma ideia do potencial da iniciativa, nas edições anteriores foram registrados quase 147 mil votos endereçados a 2 mil restaurantes participantes – que inscreveram 4.200 pratos.
De acordo com Marília Gomes, gerente de marketing da Unilever Food Solutions, responsável pelo Melhores Quilos do Brasil, o concurso tem a proposta de estimular o segmento de restaurantes a quilo – um modelo de negócio tipicamente brasileiro e democrático – e transformar a iniciativa em ação de responsabilidade social ao apoiar a causa da ONG Banco de Alimentos. “O intuito é incentivar esse setor e reconhecer o trabalho dos cozinheiros e dos donos de restaurantes. Ao mesmo tempo, temos o compromisso com a sustentabilidade que o concurso assume ao doar 100 gramas de alimento para a organização a cada voto computado; um diferencial desta edição”, salienta a executiva.
Pioneira no Brasil no conceito de colheita urbana e atuante no combate ao desperdício de alimentos, a associação civil Banco de Alimentos é parceira da Unilever Food Solutions em uma ação de marketing que torna os consumidores coautores de uma iniciativa que reforça o trabalho atualmente desenvolvido pela organização: o fornecimento de alimentação saudável e balanceada para mais de 22 mil crianças, jovens, adultos e idosos assistidos por 43 instituições. “A parceria com a Unilever Food Solutions atende ao duplo objetivo do Banco de Alimentos: disseminar a causa do combate ao desperdício – tendo por base uma audiência qualificada de profissionais que atuam em restaurantes – e arrecadar alimentos que se tornarão refeições saudáveis para pessoas em situação de risco social. Na prática, uma ação que reúne impacto social e posicionamento de uma causa relevante para a sociedade brasileira”, destaca Daniela Garcia, gerente geral da ONG Banco de Alimentos.
Sobre Unilever Food Solutions
Focada no mercado de alimentação fora do lar, a Unilever Food Solutions é a maior empresa do segmento em todo o mundo e está presente em 74 países, suprindo a demanda desde a entrada até a sobremesa. Além de produtos, a Unilever Food Solutions oferece uma plataforma completa de soluções e serviços que auxiliam estabelecimentos e profissionais da área a oferecer menus deliciosos, nutritivos e saudáveis, rentabilizando seu negócio. No Brasil, a divisão disponibiliza mais de 90 itens das marcas, Hellmann’s, Knorr, Arisco, Carte D’Or, AdeS e Maizena.
Sobre o Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos é uma associação civil que atua para minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos. A organização, pioneira no Brasil no conceito de “colheita urbana”, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C. Quintão. De janeiro de 1999 a dezembro de 2015 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Os alimentos distribuídos são excedentes de produção e de comercialização, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar diária para os assistidos pelas 43 instituições cadastradas no projeto: mais de 22 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos. (#Envolverde)
* Com informações da Unilever.