Sociedade

Entidade abre 1,6 mil vagas em projeto para crianças e adolescentes carentes

Júlio Ottoboni, especial para a Envolverde – 

Considerada modelo no trato com a criança e adolescente carente, a Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), entidade ligada à prefeitura de São José dos Campos, anunciou a maior abertura de vagas dentro de um programa social na história do município. A entidade abrirá de uma só vez  1.6 mil novas vagas para crianças e adolescentes. Atualmente são atendidos mais de 2 mil estudantes carentes, em atividades que vão desde reforço no segmento educacional e cultural até cursos profissionalizantes.

A Fundhas completa seus 30 anos de existência com a expansão de suas ações assistenciais e na melhoria de sua estrutura de atendimento. O método desenvolvido pela entidade e sua experiência a levou a ter uma participou ativa nas discussões que antecederam a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Como se tornou uma referência, conseguiu firmar  parcerias com pequenas e grandes empresas para possibilitar o primeiro emprego. E ainda criou o Centro de Educação Profissional (Cephas) para oferecer cursos de alta capacitação profissional, que ensina robótica e atividades no segmento de aeronáutica e espaço.

As  inscrições começam na primeira semana de julho, atendendo crianças de 6 anos até jovens com idade de 16 anos e 11 meses. A entidade é o maior projeto social do Vale do Paraíba paulista voltada aos jovens oriundos de segmentos sociais menos favorecidos. As atividades são realizadas no contraturno escolar.

Com essas novas vagas a Fundhas passará a atender em torno de 4 mil crianças e adolescentes, no que é considerado um dos programas sociais mais bem sucedidos e copiado em diversas outras cidades. Ao longo de três décadas, a Fundhas atendeu e formou cerca de 30 mil estudantes, muitos deles em situações limites e de vulnerabilidade.

A nova administração promoveu um estudo para rearranjar os espaços físicos e seus profissionais para atender a demanda crescente. Entre os objetivos da entidade está a ocupação dos estudantes no contraturno escolar, ou seja, quando o jovem tem tempo vago. E oferece diversas atividades diferenciadas para complementar o ensino em tempo integral de alta qualidade.

Dentro da opção pedagógica para as crianças há desde aulas de música, dança, teatro, artes e  reforço nas matérias curriculares. Além disto, atividades esportivas e de educação ambiental. O programa, além de gratuito, oferece alimentação, uniforme e transporte.

Os adolescentes, a partir dos 15 anos, passam a ter  formação profissional em cursos específicos como o de padeiro, confeiteiro, cabeleireiro, mecânico, eletricista automotivo, eletricista, auxiliar administrativo, web designer, recepcionista, promotor de vendas, almoxarife, operador de telemarketing e técnico em hardware. Também é disponibilizado o curso de inglês básico.

Com a conclusão do curso, o estudante passa por um processo seletivo interno. Os aprovados são encaminhados para seu primeiro emprego, dentro do Programa Aprendiz. Nele, o jovem tem carteira de trabalho assinada e todos os direitos trabalhistas assegurados pela lei. Como aprendizes, são destinados às empresas parceiras da Fundhas. (Envolverde)