A mudança de uso da terra e floresta (desmatamento) e a agropecuária são os maiores emissores de CO² do Brasil, representando, conjuntamente, quase 75% do total nacional, segundo dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
De acordo com dados do SEEG, em 2022, as emissões do setor atingiram um recorde de 617,2 milhões de toneladas de CO² equivalente (GWP AR5), representando um aumento de 3,2% em relação a 2021 e que tem sido puxado pelo aumento do rebanho bovino. Isso fez com que o setor fosse responsável por pouco mais de um quarto das emissões brutas do Brasil.
Um Diálogo pela transição verde no Agro
No dia 10 de setembro (terça-feira), às 9h, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Insper realizam o evento “Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável – Desafios e Oportunidades para o Setor de Agropecuário”, para avaliar as melhores alternativas para o setor.
O Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) pretende, com esse Diálogo, em uma perspectiva multissetorial, reforçar a necessidade do compromisso conjunto de toda a sociedade com o Plano de Transformação Ecológica, e com propostas concretas para impulsionar a transição econômica verde e sustentável no Brasil.
O evento é aberto e, para participar basta se inscrever em: https://bit.ly/setoragropecuário
Diálogos Setoriais para uma Transição Econômica Verde Sustentável – Desafios e Oportunidades para o Setor Agropecuário
- Quando: 10 de setembro (terça-feira), às 9h
- Onde: Insper – Rua Quatá, 300 – Victor Civita, 3º andar do Prédio 1 (Vila Olímpia, São Paulo)
- Inscrição:https://bit.ly/setoragropecuário