Atlanta, Estados Unidos, 4/9/2012 – Os US$ 120 milhões concedidos pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos ao projeto Electric Vehicle (EV) objetivam promover e expandir o uso de veículos elétricos neste país. A proposta do projeto é distribuir 14 mil carregadores de automóveis elétricos gratuitamente, inclusive para estações de recarga designadas, bem como outros equipamentos inteligentes de uso doméstico. A iniciativa é da empresa ECOtality em nove Estados norte-americanos: Arizona, Califórnia, Geórgia, Illinois, Oregon, Pennsylvania, Tennessee, Texas e Washington.
A participação estatal faz parte da Lei de Reinvestimento e Recuperação dos Estados Unidos, o pacote de estímulo econômico aprovado pelo presidente Barack Obama e pelo Congresso para incentivar o investimento estatal em programas que criem trabalho e, entre outras coisas, realizem investimentos verdes. Os carregadores inteligentes gratuitos são entregues para quem compra um Nissan LEAF ou um Chevy Volt, os dois modelos mais comuns de veículos elétricos, e para empresas, que podem dispor de carregadores comerciais de forma gratuita.
Os promotores do programa afirmam que quanto mais carros elétricos forem usados nos Estados Unidos, menos se dependerá do combustível estrangeiro. A eletricidade deve ser produzida de alguma maneira, e em muitos casos será gerada a partir de centrais a carvão ou nucleares. Contudo, um estudo do Environment Georgia concluiu que a passagem de carros movidos a gasolina para os elétricos permite reduzir o aquecimento global, mesmo em um Estado como o da Georgia, muito atrasado em matéria de energias renováveis em relação a outros.
Segundo o estudo, há 30 mil veículos elétricos circulando nos Estados Unidos. Se for atingida a meta de vendas projetada, poderão reduzir 628.773 toneladas de emissões contaminantes por ano com a atual rede nacional de distribuição elétrica. Se os automóveis forem recarregados apenas com energias renováveis, o estudo estima que poderiam ser reduzidos 1,9 milhão de toneladas de emissões contaminantes por ano.
“O grande benefício dos carros elétricos é que são os únicos que com o tempo se tornam mais limpos”, disse à IPS o gerente de transporte elétrico da Georgia Power. “O automóvel elétrico ficará mais limpo. Nós, da companhia, continuaremos diminuindo nossas emissões. A legislação federal exige que acrescentemos geração limpa à nossa mistura, que com o tempo ficará mais limpa”, acrescentou.
A Georgia Power é uma das empresas associadas à ECOtality. A companhia oferece uma tarifa de energia reduzida para os clientes que têm maior consumo noturno, também prevista para proprietários de veículos elétricos que os carreguem entre 23h e 7h, o horário de menor consumo. As empresas de serviços, sem dúvida, ganham com a promoção de veículos elétricos, pois, afinal, aumenta a demanda de eletricidade. Embora os consumidores precisem pagar a eletricidade, é preciso comparar esse custo com o gasto com gasolina.
O estudo do Environment Georgia aponta alguns dos muitos custos que implica depender do petróleo, e menciona o vazamento ocorrido em 2010, após a explosão da plataforma da British Petroleum Deepwater Horizon no Golfo do México. Os carros elétricos têm a capacidade de reduzir esses custos ao dependerem das alternativas renováveis. “Creio que os veículos elétricos de fato ajudam a promover as fontes renováveis”, explicou Gayer. “Se os adotarmos será mais fácil depois nos voltarmos para as alternativas renováveis”, acrescentou.
Entretanto, há riscos. “Se for fabricada uma quantidade enorme de carros elétricos e não houver mudança na rede de fornecimento, a Georgia Power e outras companhias poderiam utilizar o fato como desculpa para fazer propostas realmente sujas”, alertou Gayer. “Porém, como país, não necessariamente o Estado da Georgia, avançamos na direção correta. A Agência de Proteção Ambiental está preparando normas que continuarão apontando para uma rede elétrica mais limpa”, ponderou.
Os veículos elétricos estão de volta. O documentário de 2006, Who Killed the Electric Car? (Quem Matou o Carro Elétrico?) mostra como as indústrias automotiva e petroleira conspiraram para evitar que o modelo EV1 da General Motors se popularizasse em meados da década de 1990. Na verdade, o sucesso atual dos veículos elétricos é uma acentuada mudança de rumo em relação há 20 anos, quando o EV1 morreu em sua juventude. A Environment Georgia declarou que, em 2011, primeiro ano em que os veículos elétricos voltaram ao mercado norte-americano, foram vendidas cerca de 17 mil unidades. Envolverde/IPS