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Nicarágua aposta seu progresso no sonho de canal interoceânico

Três agricultores analisam o traçado do Grande Canal Interoceânico sobre o mapa da Nicarágua, que a empresa chinesa HKND Group apresentou na cidade de Rivas, durante um encontro com afetados pela gigantesca obra. Foto: José Adán Silva/IPS
Três agricultores analisam o traçado do Grande Canal Interoceânico sobre o mapa da Nicarágua, que a empresa chinesa HKND Group apresentou na cidade de Rivas, durante um encontro com afetados pela gigantesca obra. Foto: José Adán Silva/IPS

 

Manágua, Nicarágua, 30/7/2014 – Víctor Sánchez não quer ouro nem um futuro de folga econômica como lhe prometeram. Só exige que permitam que viva como sempre fez em sua propriedade às margens do rio Las Lajas, precisamente por onde passaria a projetada rota do Grande Canal Interoceânico da Nicarágua.

Sánchez, de 59 anos e pequeno agricultor do departamento de Rivas, disse à IPS ignorar os detalhes da megaobra que o governo apresenta como solução definitiva para que o país deixe de ser o segundo com maior pobreza da América Latina, atrás do Haiti, segundo o Banco Mundial.

Sua única preocupação é que vão tirá-lo das terras onde vive desde sempre com sua extensa família e que não recebe por sua propriedade, como disse no dia 15 deste mês aos representantes da empresa HKND Group, que ganhou a concessão para o canal, durante um encontro na Universidade Internacional de Agricultura e Pecuária de Rivas.

Diante do público local, os técnicos chineses, apoiados por tradutores e funcionários nicaraguenses, apresentaram na cidade de Rivas, capital departamental, os detalhes do gigantesco projeto: um canal que ligará os oceanos Pacífico e Atlântico através de uma faixa aquática de 278 quilômetros de comprimento, dos quais 105 passariam sobre o lago Cocibolca.

Os números e dados do projeto apresentados aos nicaraguenses são descomunais: com valor atualizado de US$ 50 bilhões, o canal terá largura de até 520 metros e profundidade mínima de 27,6 metros e máxima de 30 metros. As estimativas falam em 5.100 embarcações por ano cruzando a rota em 30 horas de trânsito.

A KHND, por meio de Pang Kwok Wai, subdiretor do Departamento de Gestão de Construção, explicou à cidade, que fica 110 quilômetros ao sul de Manágua, que a obra começará em dezembro no município de Brito, em Rivas, na costa do Pacífico. Este departamento será dividido em dois, e uma parte de sua população será deslocada e reassentada.

Em Rivas também será criada uma zona de livre comércio de 29,2 quilômetros quadrados, quatro complexos turísticos, uma cidade de 140 mil habitantes, um aeroporto internacional com capacidade de armazenar milhares de toneladas de carga, um porto de águas profundas, pontes gigantes e outros subprojetos, no jargão da HKND.

Em junho de 2013, o governo de Daniel Ortega outorgou à HKND Group a concessão de um Canal Interoceânico por 50 anos prorrogáveis pelo mesmo prazo, porque, argumentou, o projeto transformaria para sempre a economia deste país centro-americano, onde 42,5% da população de 6,1 milhões de pessoas vive em condições de pobreza e 70% dos trabalhos são na área informal.

O presidente do Conselho Nacional de Universidades e integrante da Comissão Especial do Grande Canal, Telémaco Talavera, explicou à IPS que para executar a obra serão abertas grandes empresas industriais que demandarão mão de obra nacional: 50 mil empregos diretos durante a construção e 200 mil postos fixos a partir de 2019, quando se estima o canal estará completado. A HKND também anuncia novas fábricas de aço, cimento, dinamite, asfalto, combustível e energia.

O governo nicaraguense estima que as obras farão com que o produto interno bruto do país, que foi de US$ 11,2 bilhões em 2013, acelere seu ritmo de crescimento dos atuais 4% ou 5% para 10,8% em 2015 e 15% no ano seguinte. A companhia assegura que encomendou à gigante de engenharia China Railway Construction Corporation os estudos de viabilidade técnica, à norte-americana McKinsey & Company a análise da informação e à britânica Environmental Resource Management as avaliações de impacto social e ambiental.

Técnicos da HKND repetem em reuniões públicas e privadas na Nicarágua e na China que o grupo convidou empresários de China, Rússia, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Austrália para apoiarem o projeto.

O canal agita as esperanças econômicas de milhares de nicaraguenses, segundo duas pesquisas nacionais sobre o projeto. Uma delas, da MyR Consultores, revelou este mês que 31,3% dos nicaraguenses pensam que essa obra trará entre “algum e muito beneficio”. Outra pesquisa, do Barômetro das Américas, como parte do projeto de opinião pública da América Latina da Universidade de Vanderbilt, dos Estados Unidos, apresentado em Manágua esse mês, mostra que 72,8% dos entrevistados destacam como potencial benefício a geração de empregos com as obras do canal.

Mas, ao mesmo tempo, 43,4% dos entrevistados temem pelos danos ambientais que a obra produzirá, segundo a análise preliminar do informe apresentado em Manágua pelo pesquisador Kenneth Coleman, da Universidade de Michigan, e Arturo Maldonado, da Universidade de Vanderbilt.

Este mesmo temor atinge dezenas de ambientalistas e organizações não governamentais, como a Fundação Nicaraguense para o Desenvolvimento Sustentável, que sob a direção do biólogo Jaime Incer, assessor ambiental da Presidência nicaraguense, se opõem à obra com o argumento de que afetará irremediavelmente o lago Cocibolca. Este corpo de água é o maior da América Central, com 8.624 quilômetros quadrados de água doce. Segundo as estimativas da organização, as obras do canal afetariam 400 mil hectares de selva e mangues.

Incer afirmou à IPS que a Nicarágua outorgou à HKND a autoridade sobre o lago e suas periferias, onde convergem mais de 16 bacias hidrográficas e 15 áreas protegidas que concentram 25% das florestas úmidas do país. A HKND ainda não concluiu seus estudos de impacto ambiental, mas já definiu a rota que o canal atravessará e a construção de um lago artificial de 400 quilômetros quadrados, mais 41 depósitos gigantes ao longo da rota para armazenar a terra removida.

Outro aspecto criticado pelos opositores ao projeto é a falta de transparência em torno de seus financiadores. Quem são e como operam?, questionam. O grupo e seus executivos na Nicarágua, bem como os responsáveis nicaraguenses pelo projeto, evitam revelar a identidade de seus sócios comerciais. “O fundo está assegurado, mas é confidencial, esses assuntos são segredos empresariais, especialmente pelas empresas que estão operando em bolsas de valores”, explicou Pang, da HKND.

Talavera pontuou à IPS que o importante neste momento é explicar à população os alcances da megaobra e garantir os benefícios para o país. “Sobre o financiamento será informado em seu momento se assim os sócios determinarem”, afirmou. A negativa da companhia em revelar os dados dos sócios e a origem dos fundos gerou dúvidas e deu lugar a conjecturas como a do deputado opositor Eliseo Núñez, que insinua que por trás estaria o governo da China, suspeita que a HKND negou sempre em suas intervenções. Envolverde/IPS