Noticias

LGBTQIA+: Brasileiros assumem liderança para promover inclusão em grupo de multinacional de tecnologia

Missão da dupla é aculturar as lideranças da companhia sobre a importância das demandas de diversidade

Gerar valor para os clientes, parceires e funcionáries é uma característica que, embora todas as empresas queiram, poucas realmente conseguem. A Pegasystems Inc. (NASDAQ: PEGA), empresa de software que elimina a complexidade nos negócios, investe constantemente em projetos internos globais de diversidade e inclusão para aproximar os funcionáries, espalhades em vários países, mostrando que as diferentes culturas, orientações sexual, identidades de gênero e etnias – presentes nos mais de 6.000 funcionáries em todo o mundo – são características que devem ser somadas e valorizadas dentro da organização. 

Um dos projetos é o Pride@Pega, grupo interno global que promove a agenda LGBTQIA+ na instituição, liderado pelos brasileiros Luiz Felipe Barbalat e Pedro Mulbak, muito orgulhosos de fazerem parte do projeto, principalmente por representarem a comunidade LGBTQIA+ brasileira na discussão. Ambos querem que a empresa se torne referência para outras companhias quando o assunto é diversidade e inclusão, para que todes es funcionáries sintam-se livres e acolhides.

À frente das ações de impacto social, Barbalat quer aculturar as lideranças de todas as regiões que a Pega está inserida. “Quero enfatizar a importância das temáticas de inclusão e LGBTQIA+, transformar nossos cases de sucesso nestes quesitos em chamariz para atrair talentos e aproximar ainda mais de nós (Pega) os clientes que se identificam com a nossa comunidade”, enfatiza o líder. 

Barbalat afirma, inclusive, que já perdeu oportunidades de ascensão na carreira por ser gay. “Em outras experiências profissionais, perdi promoções por ser gay. Aqui na Pega a realidade é bem diferente, sei que eu, assim como outres, temos muitas chances de crescimento profissional, independentemente da nossa orientação sexual”, diz ele. 

Já o Mulbak, tem a intenção de gerar mais visibilidade para a Pega no mercado e fazer com que a empresa ganhe renome quando o assunto é diversidade. “Para 2022, quero que a Pega se torne referência de mercado em Diversidade e Inclusão. Meu desejo é que sejamos reconhecides como um lugar de afirmação para todes, com grande oportunidade de ascensão não só para a comunidade LGBTQIA+, mas também para pessoas negras, mulheres e demais grupos que ainda são marginalizados no mercado de trabalho”, afirma. 

Reconhecimento de mercado

Recentemente, a Human Rights Campaign Foundation concedeu à Pega uma pontuação de 95 de 100 no seu Índice Anual de Igualdade Corporativa, uma das principais referências para medir as políticas e práticas corporativas relacionadas à igualdade LGBTQIA+ no local de trabalho. 

A Human Rights Campaign Foundation é o braço educacional da Human Rights Campaign (HRC), a maior organização de direitos civis da América que visa alcançar a igualdade para pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero e queers.  

“Reconhecimentos como estes indicam que estamos no caminho certo e são reflexo da realidade que já vivemos na empresa. Sabemos que ainda há muito a ser feito, por isso nosso trabalho é contínuo”, conclui Mulbak. 

Esse é o primeiro ano em que a Pega participa desta pesquisa, que classificou 1.271 grandes empresas americanas, representando 38 milhões de funcionáries no mundo inteiro. A fundação pontua as empresas com base em suas políticas de não discriminação, de benefícios equitativos para funcionários LGBTQIA+ e suas famílias, de apoio ag uma cultura inclusiva e de responsabilidade social corporativa. 

Disclaimer

Este texto está em linguagem gênero-neutra como um compromisso da Pega contra qualquer discriminação.

#Envolverde