Sociedade

Livro mapeia as correntes ideológicas do ambientalismo

Em Um mapa da ideologia no Antropoceno, lançado pela Estação das Letras e Cores, o jornalista, professor e pesquisador Vinicius Prates oferece ao leitor um panorama das principais correntes do pensamento ecologista. O Antropoceno é a atual era geológica. Ele se caracteriza pelo assujeitamento da trama ecológica à atividade de uma espécie cognoscente. A natureza, antes percebida como um lugar exterior à cultura, é agora sobredeterminada pelo elemento humano, e neste deslocamento torna-se dependente da reprodução ideológica.

O autor vem desenvolvendo as pesquisas que originaram Um mapa da ideologia no Antropoceno há mais de uma década. A partir de conceitos de análise discursiva, Prates remonta os preceitos filosóficos que orientam cada uma das correntes, seu desenvolvimento político e histórico, até sua incorporação nos dispositivos institucionais do presente. No livro são abordados, em três seções distintas, o ecologismo profundo, o ecologismo reformista e o ecologismo radical. Ao tempo em que as vai desvelando, o texto estabelece as nuances que geram o antagonismo entre elas, além de desdobrar, por sua vez, as próprias tensões internas que as atravessam.

O leitor terá ao final, a possibilidade de aperfeiçoar a compreensão a respeito do conflitivo campo discursivo ambientalista, e assim participar de uma maneira mais qualificada desse debate fundamental. Afinal, são as políticas ecologistas que lidam com a maior das questões de nossa época: como garantir a nós mesmos, às futuras gerações, e também aos demais seres, vida com qualidade neste maravilhoso lugar ao qual chamamos planeta Terra.

Vinicius Prates começou sua carreira de jornalista em 1989, tendo atuado em algumas das principais redações do país e também em assessorias de imprensa. É doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atualmente é professor em tempo integral do Centro de Comunicação e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e coordenador-adjunto do Grupo de Pesquisas 1 Dia, 7 Dias, do COS/PUC-SP. Coorganizou, com José Luiz Aidar Prado, Sintoma e Fantasia no Capitalismo Comunicacional.

Um mapa da ideologia do antropoceno  

Estação das Letras e Cores, 2020.
Barueri (SP)
186 p.
23cm x 16cm
Projeto gráfico, capa e editoração: Érico Oliveira
ISBN: 978-65-86088-21-2
Preço sugerido: R$ 68,00

Disponível para compra em: https://www.estacaoletras.com.br/

 

 

 

 

#Envolverde