A medicina e o clima
𝗚𝗶𝗹𝗯𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗡𝗮𝘁𝗮𝗹𝗶𝗻𝗶 - As poluições ambientais e os desequilíbrios da natureza, são a causa da grande maioria das doenças que atingem os seres humanos.
Ilustração: Cesar Habert Paciornik

Por Gilberto Natalini -
É sabido de todos que as pessoas vítimas das agressões biológicas, sociais e ambientais acabam caindo nas mãos dos médicos e demais profissionais de saúde.
É assim com as pessoas que sofrem de doenças degenerativas como diabetes, hipertensão, tumores, doenças autoimunes e tantas outras.
Tem aqueles que sofrem lesões externas como acidentes de trabalho, de trânsito, violências físicas e mentais, também acabam nas unidades de saúde ou nos consultórios médicos.
Daí, podem sair recuperados, com sequelas ou mesmo vir à óbito.
As poluições do ar pelos particulados, os abusos dos produtos de beleza, as más condições de trabalho e de moradia, os excessos de álcool, drogas, tabaco, entre muitos outros, estão entre os fatores causais de 90% das patologias.
Agora, exacerba-se mais um fator ambiental como causador de adoecimento e morte entre os humanos. Trata-se das mudanças climáticas, com seus fenómenos extremos, causados pelo aquecimento global.
Fenômeno da modernidade, causado pela ação humana na queima de combustíveis fósseis ou pelo desmatamento, esses fatores têm provocado verdadeiras epidemias na humanidade.
Seja pelas doenças infectocontagiosas crescentes e ameaçadoras, seja pelas ondas de calor extremo, ou pelos desastres climáticos, como chuvas violentas ou secas prolongadas. As mudanças climáticas estão piorando as condições de saúde de bilhões de pessoas no planeta.
Mais uma vez, essas pessoas acabam nas mãos dos médicos e das equipes de saúde.
Mas vai aqui um alerta!
Os médicos e os demais profissionais de saúde ainda não se encontram conscientizados e preparados para lidar com essa nova realidade.
Muitos ainda não ligam a causa ao efeito, e caminham ao largo da etiologia das enfermidades.
Trata-se de levar essa realidade à presença da Medicina para que todos conheçam, se aprofundem e ajam na medida que a calamidade sanitária exige.
Portanto. Mãos à obra!!!

Gilberto Natalini , é médico-cirurgião, vereador por cinco mandatos na Câmara Municipal de São Paulo. Foi secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente (2017) e candidato a governador do Estado de São Paulo pelo Partido Verde ( PV ) em 2014 e Coordenador de Meio Ambiente - AFPESP.

Gilberto Natalini
Médico e especialista em gastroenterologia, combina sua prática com uma longa trajetória política.





