Amazônia Vox - Trump não está na COP30, mas os Estados Unidos estão
Alice Martins Morais - Mesmo sem delegação oficial enviada pelo presidente, os EUA marcam presença na COP30 em Belém com governos subnacionais, ONGs e pesquisadores
Fotos de Marcio Nagano e Marx Vasconcelos

por Alice Martins Morais e edição de Ricardo Garcia -
Embora a administração de Donald Trump não tenha enviado nenhum oficial de negociação de alto nível para a COP30 em Belém, os Estados Unidos estão presentes na conferência por meio de pesquisadores, ONGs e governos subnacionais, como o governador da Califórnia, Gavis Newsom, que, aliás, teve uma agenda cheia nesta terça-feira (11).
Em sua passagem pelo Brasil, Newson tem sido vocal sobre o que pensa da importância de estar na COP30, dando alfinetadas no presidente Trump “É uma abominação, uma desgraça. Algo que quero enfatizar é que o Governo da Califórnia tem uma linha de pensamento completamente diferente”, reforçou em coletiva de imprensa.
Newson enfatizou, repetidamente, que não quer que os EUA sejam resumidos a Trump. “Não quero que vocês mudem a concepção do nosso país. A Califórnia é um parceiro estável e confiável em crescimento verde, de baixo carbono. E vai permanecer assim", afirmou. “Estou aqui porque não quero que os Estados Unidos sejam apenas uma nota de rodapé nessa conferência. Quero que saibam que reconhecemos nossa responsabilidade e oportunidade [como um país]", declarou também.
Leia mais:
Esta reportagem foi produzida por Amazônia Vox, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://www.amazoniavox.com/noticias/view/464/trump_nao_esta_na_cop30_mas_os_estados_unidos_estao
Envolverde





